Comandados de Renato Gaúcho venceram os últimos oito jogos contra o Tricolor carioca e dependem de um empate para avançar na competição

Fluminense e Grêmio se enfrentam nesta terça-feira (20), às 19h (de Brasília), no Maracanã, pela partida de volta das oitavas de final da Copa LibertadoresNo primeiro jogo, vitória gremista por 2 a 1. E se depender dos números recentes, os gaúchos podem ficar esperançosos.

Nas últimas oito vezes que os times se encararam, o Grêmio venceu todas. Desde 2020 os gaúchos somam triunfos consecutivos em cima dos cariocas. A última vez que o Fluminense derrotou o Tricolor gaúcho foi em 2019, pela Série A do Brasileiro daquele ano, por 2 a 1.

Para avançar às quartas de final, o Fluminense precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. O Grêmio joga por empate ou vitória simples. Se o Flu vencer por um gol de diferença, a vaga será decidida na disputa por pênaltis.

Vencer por dois gols de diferença, inclusive, é outra missão difícil para o Fluminense. A última vez que a equipe fez esta vantagem sobre o Tricolor gaúcho foi em 2005, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, no Rio, o Flu foi o vitorioso por 3 a 0.

Os números são favoráveis ainda mais para o Grêmio. Com as oito vitórias consecutivas, os gaúchos venceram 43 dos 92 duelos, com 22 empates e 23 vitórias do Fluminense. Como mandante, o Flu venceu 16 e perdeu 13.

Em 2013, na fase de grupos da mesma Copa Libertadores, as equipes se enfrentaram pela primeira vez no torneio. Melhor também para o time gaúcho, que venceu por 3 a 0, no Rio de Janeiro, e empatou por 0 a 0 em Porto Alegre.

Como chega o Fluminense

O técnico Mano Menezes ainda tem algumas dúvidas para o decisivo confronto. Marcelo, Ignácio, Cano e Marquinhos já voltaram a treinar no campo, mas ainda não se sabe se reúnem condições de jogo. Martinelli, por sua vez, deve ser relacionado.

Diogo Barbosa, Lelê e Renato Augusto estão fora da partida. Se Marcelo não puder jogar, o jovem Esquerdinha deve ser titular. Alexsander, que seria outra opção para o time, foi negociado com Al-Ahli ARA e não atua mais pelo clube.

Do último jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, as novidades são os retornos de Paulo Henrique Ganso e Arias no time titular.

Como chega o Grêmio

Com vantagem na eliminatória, o Grêmio poupou seus titulares no fim de semana pelo Brasileirão e vai com o que tem de melhor diante do Fluminense. As ausências ficam por conta de Pepê e Dú Queiroz, lesionados.

Outro que é desfalque certo é o zagueiro Rodrigo Ely. No primeiro duelo, o defensor foi expulso após agredir Paulo Henrique Ganso. Kannemann é quem deve ganhar oportunidade no time titular.

Fluminense x Grêmio

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos (Ignácio), Thiago Silva e Esquerdinha (Marcelo); André, Lima e Paulo Henrique Ganso; Serna, Arias e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Cristaldo, Pavon e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: Jogo válido pelas oitavas da Copa Libertadores
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 20 de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Pablo Llarena (URU)
Arbitro de vídeo: Christian Ferreyra (URU)

Transmissão: ESPN

Fonte: Itatiaia