A Marinha alerta aos navegantes que consultem as informações meteorológicas

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um comunicado nesta terça-feira (30), sobre a aproximação da frente fria, que poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade de até 74 km por hora, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Guarapari, até a manhã do dia 02 de julho.

Segundo a Marinha, a formação de um intenso sistema frontal sobre o litoral sul do país, poderá provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 115 km/h, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, até a noite do dia 1º de julho. Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Oeste a Sul, entre 3,0 e 6,0 metros de altura, entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Florianópolis, até a manhã do dia 02 de julho.

Depois, as ondas passarão para direção Sudoeste a Sul, entre 3,0 e 4,0 metros de altura, até a manhã do dia 03 de julho. Haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, entre 3,0 e 4,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Florianópolis, até a manhã do dia 02 de julho.

Mais ao norte, esse mesmo sistema meteorológico criará condições favoráveis a ventos de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 88 km/h, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao Sul de Arraial do Cabo, até a noite do dia 1º de julho. 

Esses ventos poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, entre 3,0 e 4,5 metros de altura, entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Florianópolis, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a manhã do dia 1º de julho e a noite do dia 02 de julho; e ondas, em alto mar, de direção Sudoeste a Sul, entre 3,0 e 4,0 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre a noite do dia 1º de julho e a manhã do dia 03 de julho. 

Haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, entre 2,5 e 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Florianópolis, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a manhã do dia 1º de julho e a noite do dia 02 de julho.

A Marinha alerta aos navegantes que consultem as informações meteorológicas no endereço eletrônico e também na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, além do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).