A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) compartilhará os conhecimentos acumulados ao longo dos anos para a formação dos futuros guardas municipais de Colatina. O curso é realizado pela Academia de Ensino e Formação da GMVV, que terá duração de cerca de cinco meses e formará 37 agentes de segurança da instituição colatinense.
 
O curso de formação segue a matriz da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e será dividido em sete módulos. O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal; Apropriação do Espaço Público; Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania; Comunicação e Gerenciamento da Informação; Relações e Condições de Trabalho dos Guardas Municipais; Atuação Operacional da Guarda Municipal; e as Atividades Extraclasse e Avaliação.
 
A aula inaugural aconteceu nessa segunda (28), em Colatina, após uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi; do secretário de Defesa Social e Trânsito, o major Rogerio Gomes;  do secretário Municipal de Trânsito e Segurança Pública de Colatina, coronel Daltro Ferrari; e da Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques. Outras autoridades do Estado também estavam presentes.
 
Segundo a comandante da GMVV, Landa Marques, esse curso é um marco para o Espírito Santo. “São guardas formando guardas. Somente quem enfrenta a profissão no dia a dia sabe qual realmente é o trabalho nas ruas. A troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais das diferentes instituições promete ser uma oportunidade única de aprendizado mútuo e fortalecimento”, ressalta.
 
Para o secretário de Defesa Social e Trânsito, o major Rogerio Gomes, esse intercâmbio de conhecimento é muito importante. “As práticas reforçam a importância da colaboração para o fortalecimento das forças de segurança municipal e, por consequência, melhora o atendimento à população. O curso de formação se revela não apenas como um treinamento, mas como um passo importante na construção de uma rede de apoio entre cidades, com foco no bem-estar e segurança de todos”, expressa.
 
Esse passo importante só foi possível graças a um termo de cooperação estratégica acordado entre os municípios, destacando a importância da colaboração intermunicipal para o aprimoramento das forças de segurança.
 
“O trabalho da GMVV é referência estadual e, por isso, concretizamos este convênio entre as administrações locais. Nossos agradecimentos ao prefeito Arnaldinho Borgo, ao major Rogério e Landa pela parceria. A gestão do prefeito Guerino Balestrassi busca por uma Colatina mais segura. Reativamos o Gabinete de Gestão Integrada do município em 2021 e, agora, com a capacitação da nossa Guarda Municipal, teremos profissionais mais habilitados para realizar as ações de rua”, ressalta o secretário de Trânsito e Segurança Pública de Colatina, coronel Daltro Ferrari.

Fonte:  Secretaria de Defesa Social e Trânsito