Expectativa é que o novo Mapa de Risco traga Grande Vitória e mais 20 cidades no risco extremo

O governador Renato Casagrande anuncia nesta sexta-feira (02), a partir das 18 horas, novas medidas de restrições de pessoas e atividades para conter o avanço da covid-19 em todo o Estado. Também será anunciado o novo Mapa de Risco, onde há a expectativa de que a Grande Vitória e mais 20 cidades sejam mantidas no chamado “risco extremo”.

Conforme adiantado pelo blog Plenário, do Tribuna Online, uma reunião está sendo realizada com a Sala de Situação, para definir as medidas que terão validade pelos próximos 14 dias (5 a 18 de abril) e alguns dilemas estão na mesa de negociação.

Um dos dilemas é quanto aos ônibus, se retornarão a circular a partir da próxima segunda-feira (05), nos municípios onde há o risco extremo, ou se continuam apenas transportando profissionais de saúde. A tendência é que a Rodoviária de Vitória permaneça fechada.

O segundo ponto em que ainda não há consenso, é sobre o funcionamento do comércio não essencial. Hoje, pelas regras da matriz de risco extremo, não devem funcionar os estabelecimentos comerciais que não sejam essenciais, a não ser por delivery. Mas está em negociação a possibilidade de abertura com horário reduzido e em dias alternados – como ocorreu no ano passado com a divisão de dias ímpares e pares.

O terceiro ponto, que ainda falta bater o martelo, é sobre o funcionamento de restaurantes. Hoje, os restaurantes só podem funcionar por delivery, mas há na mesa uma proposta para que possam abrir das 10h às 16h, durante a semana

Acompanhe ao vivo 

Fonte: Tribuna online