Renato Casagrande, do Espírito Santo, mantém confiança na vacina de fabricação nacional. Testes em humanos ainda não foram aprovados pela Anvisa.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, encaminhou hoje ao Instituto Butantan um oficio ao qual o blog teve acesso ao ofício formalizando o interesse do estado na compra de 4 milhões de doses da vacina Butanvac (leia aqui). A demanda do governador capixaba, que tenta se programar a compra antecipando-se à procura futura, ocorre menos de 24h depois de a Anvisa ter interrompido a análise da solicitação de teste do imunizante em humanos, por falta de documentação.

“Venho manifestar o interesse do Estado do Espírito Santo na aquisição de 4.000.000 (quatro milhões) de doses da vacina ButanVac, com intuito de imunizar a população capixaba e intensificar as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus”, escreveu o governador, que esteve pessoalmente na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, na última sexta-feira para tratar do tema.

O Butantan realiza hoje uma entrevista coletiva para esclarecer sua posição em relação à última manifestação da Anvisa sobre os testes com a Butanvac. Por meio de nota oficial, o Instituto declara que espera que a agência reguladora “tenha o devido senso de urgência e aprove o quanto antes o início dos testes para que a nova vacina, a primeira a ser produzida no país sem necessidade de importação de matéria-prima (IFA), seja disponibilizada rapidamente à população brasileira”.

Fonte: R7