Governo também informou que vai intensificar orientação no fim de semana com bombeiros e equipes de fiscalização em praias e comércio

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB) afirmou em entrevista coletiva no início da noite desta quarta (10) que ainda não é possível dizer se o Espírito Santo atingiu o pico de contágio do novo coronavírus. Essa informação, segundo ele, poderá ficar mais clara com o resultado da terceira fase do inquérito sorológico, que deve ser concluída hoje.

“A terceira fase do inquérito termina hoje. Eu acredito que não chegamos ao platô ainda, quando os casos começam a cair, mas o inquérito vai dizer se está aumentando ou caindo o índice de contágio. Neste fim de semana saberemos com mais detalhes”, disse Renato Casagrande.

A informação é essencial para a tomada de decisões sobre medidas restritivas mais duras ou mais amenas no Estado. E mesmo sem o resultado, o governo deve aproveitar o fim de semana prolongado para orientar o cidadão em locais que tradicionalmente ficam com grandes concentrações. Segundo o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, foi acertada com as prefeituras da Grande Vitória uma série de ações.

“A partir deste fim de semana prolongado a gente vai intensificar ações  de conscientização da população. O Corpo de Bombeiros vai estar nas praias, não só no calçadão, mas nas areias, com veículos, guarda-vidas, carros de som para conscientizar o cidadão. Vitória fará distribuição de máscaras para quem estiver na praia. Veículos também estarão em parques e locais públicos de forma coordenada pelo governo com participação dos municípios. Sábado o comércio estará fechado e vamos intensificar fiscalização para que a gente tenha quatro dias com ampliação do isolamento social”.

Fonte: Folha Vitória