Entidades, artistas, empresários e produtores do circo foram recebidos pela governadora em exercício, Jaqueline Moraes, no Palácio Anchieta, em Vitória.  A reunião desta quarta-feira (25) reforçou a importância do circo e de seus profissionais. Ao lado do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ela ouviu demandas dos circenses e apresentou a Comissão de Circo, aprovada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e que teve sua criação publicada no Diário Oficial desta quarta.

Em sua fala, Jaqueline Moraes pontuou ainda a importância da união dos artistas: “Nós já entendemos que existem demandas reprimidas nessa comunidade. Uma delas já resolvemos aqui que é a criação da comissão. Vocês precisam trabalhar inicialmente com a pauta da unidade. Depois, é importante a aprovação do estatuto e que essa comissão faça um debate periódico. Além disso, é importante que seja definido o que é circo e que todas as modalidades de circo estejam nessa definição. Dignidade e humanização começam a partir do debate e da fala”, ressaltou a governadora em exercício.

De acordo com o secretário Fabricio Noronha, a comissão “tem objetivo de garantir um olhar mais atento para as comunidades de circo e, em conjunto com a Secretaria, elaborar ações e fazer articulação para que esses grupos tenham acesso às políticas do Estado, para que se fortaleçam e sejam valorizados”.

Para Jaqueline Moraes, o intuito do governo do Estado é resgatar a importância das famílias e do circo para a cultura capixaba, valorizar o saber da arte, além de fazer com que o público conheça esses artistas.  “O circo é único e insubstituível e consegue reunir linguagens e diferentes expressões. No Espírito Santo, existem famílias circenses tradicionais que percorrem todo o Estado. A atividade está aí e sustenta famílias. Nosso objetivo é ajudar no que elas precisam”, explicou a governadora em exercício.

Comissão

Os membros da Comissão de Circo foram designados pelo período da atual gestão, conforme encaminhamento da 119ª Reunião do CEC, ocorrida no último dia 05 de setembro. Cabe aos membros da Comissão de Circo propor, articular e desenvolver ações em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura em prol do fortalecimento e da valorização das atividades circenses no Espírito Santo.

A comissão é constituída por seis representantes da sociedade civil e por dois membros do poder público estadual, representados por servidores da Secult. São eles: Alerson Bastos, Andrea Alves Buenes, Elza Heloisa Filgueiras, Felipe Alves dos Santos,  Jucília Alves de Oliveira, Maria Verônica do Nascimento Gomes, Mirtes Ângela Moreira Silva e Wellington Rodrigues Porto.