Poderão retornar os alunos da Educação Fundamental 1 e 2 nos municípios e nas escolas particulares, além do nível médio nas instituições privadas

O governo do Espírito Santo anunciou a autorização da retomada das aulas presenciais para os estudantes da Educação Fundamental 1 e 2, a partir do dia 5 de outubro. A determinação vale para as instituições particulares e municipais, nas cidades classificadas no risco baixo para o novo coronavírus. Para as escolas particulares, também está autorizado o retorno das aulas do Ensino Médio na mesma data.

A informação foi divulgada no final da tarde desta sexta-feira (25), pelo governador Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa. Com relação à Educação Infantil, o governo estadual deve publicar, na terça-feira (29), a portaria com o protocolo para o retorno das atividades desse nível. As atividades presenciais para esta classificação também poderão ser retomadas a partir do dia 5, mas apenas para o atendimento de pequenos grupos de crianças.https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.411.1_en.html#goog_296176690PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

No entanto, o efetivo retorno das aulas presenciais dependerá da decisão de cada escola particular e de cada município do risco baixo. Caso optem por retomar as atividades presenciais, as escolas devem oferecer ao aluno a opção de permanecer no ensino remoto.

O retorno das aulas, no caso dos ensinos Fundamental e Médio, também deverá obedecer ao protocolo estabelecido pelo governo do Estado, publicado no Diário Oficial do dia 8 de agosto. Dessa forma, haverá rodízio entre os estudantes, ou seja, em uma semana uma parte dos alunos voltará à sala de aula e a outra permanecerá no ensino remoto, e na outra as duas partes se revezam.

Já o retorno do Ensino Médio na rede estadual de ensino ocorrerá a partir do dia 13 de outubro, também seguindo os mesmos protocolos. Com relação aos Ensinos Fundamental 1 e 2 do Estado, a retomada das aulas presenciais ocorrerá nas semanas seguintes.

Também presente na coletiva, o secretário de Educação Vitor de Angelo afirmou que haverá um modelo híbrido para o retorno das atividades escolares, com revezamento de alunos presentes em sala de aula. Além disso, ele afirmou que os pais que não se sentirem seguros para enviar os filhos para a escola, estão autorizados a mantê-los em casa.