As parcelas estarão disponíveis nas datas previstas para todas as pessoas com direito ao benefício.
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) anunciou, nesta sexta-feira (20), o cronograma de pagamento do Bolsa Capixaba para o ano de 2023. As parcelas estarão disponíveis nas datas previstas para todas as pessoas com direito ao benefício.
Mês | Dia |
Janeiro | 30 |
Fevereiro | 28 |
Março | 29 |
Abril | 26 |
Maio | 31 |
Junho | 28 |
Julho | 31 |
Agosto | 30 |
Setembro | 27 |
Outubro | 31 |
Novembro | 29 |
Dezembro | 27 |
De acordo com o Relatório de Acompanhamento do Bolsa Capixaba, disponível no site da Setades, durante o ano de 2022, o Governo do Estado transferiu mais de R$ 55 milhões, beneficiando mais de 74 mil famílias capixabas. O Bolsa Capixaba é o maior programa de transferência de renda do Espírito Santo.
Quem tem direito a receber o Bolsa Capixaba?
Atualmente, os novos critérios para recebimento do Bolsa Capixaba são: ser morador do Espírito Santo; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (com atualização nos últimos dois anos); ter a renda per capita mensal familiar de até R$ 155,00 e não ser beneficiário do Auxílio Brasil.
O valor do benefício será variável. Em 2022, o valor médio do Bolsa Capixaba girou em torno R$ 184. O valor mínimo pago é de R$ 50,00, mas pode chegar até R$ 600.
Não é necessário fazer nenhum cadastro para receber o benefício. A seleção é feita pela Setades, que utiliza os dados do Cadastro Único (Cadúnico) como base para criação da listagem de beneficiários. Dessa forma, todas as pessoas inscritas no CadÚnico, com cadastro atualizado e que atendam aos demais critérios estabelecidos pelo programa, automaticamente receberam o benefício. Por isso, é fundamental que as pessoas mantenham seu cadastro atualizado para garantir o recebimento do auxílio.
Como e onde retirar o cartão do Bolsa Capixaba?
Por se tratar de um programa continuado e que depende do valor da renda declarada pelos usuários, a listagem de beneficiários é alterada todo mês, já que pessoas podem sair ou entrar no programa, caso atendam ou não aos critérios. Assim, quem quer saber se tem direito ao benefício precisa conferir se seu nome está na lista. Para consultar a listagem, a pessoa deve utilizar seu número do NIS.
Após conferir o nome da lista, a pessoa deve se dirigir a uma agência do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para retirar seu cartão. Para os moradores da Região Metropolitana (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), os beneficiários devem procurar as agências centrais do Banestes dessas localidades. Nos demais municípios, basta se dirigir às agências do Banestes do território. Em caso de dúvida, o beneficiário pode entrar em contato com Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, ou pelo telefone (27) 3636 6875.
Fonte: Site Governo ES