Ação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública resultou em diversas prisões e medidas protetivas, além de atividades de conscientização e combate à violência durante o mês de agosto.

Uma ampla operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que envolveu várias corporações em todo o Brasil, focou na prevenção e combate à violência contra a mulher e resultou na prisão de 285 homens no Espírito Santo. A iniciativa, que aconteceu ao longo do mês de agosto, também incluiu atividades educativas, como palestras e orientações em escolas, e a concessão de 1.064 medidas protetivas de urgência no estado. Entre os detidos está um homem que agrediu sua mãe de 96 anos no município de Linhares, no Norte do estado.

Durante o período da operação, foram registradas 3.801 ocorrências de violência contra mulheres no Espírito Santo, uma média de 122 casos diários. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social relatou também a apreensão de 11 armas de fogo, 148 munições e 25 armas brancas.

A delegada Cláudia Dematté, coordenadora da Polícia Civil das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis, destacou a importância da operação: “Fizemos uma força-tarefa significativa. Embora o enfrentamento da violência contra a mulher seja um trabalho diário, este mês foi um momento de reforço nas ações de repressão e prevenção. Nosso objetivo é salvar vidas.”

A Operação Shamar, cujo nome em hebraico significa ‘cuidado e proteção’, abrangeu os 78 municípios do Espírito Santo com o empenho de quase 400 policiais militares e civis. Ao todo, foram realizadas 257 prisões em flagrante e 28 mandados de prisão preventiva cumpridos, além de 25 mandados de busca e apreensão.

As autoridades reforçam a importância de que as mulheres denunciem episódios de violência. Para isso, a central de atendimento à mulher pode ser contatada pelo número 180.

Fonte: Folha do ES