Cidade entrou na classificação de risco moderado de contágio da Covid-19

Após duas semanas classificada em risco alto de contaminação do Covid-19, com os bares proibidos de abrir, a cidade de Guarapari entra na classificação de risco moderado e, com isso, os estabelecimentos vão poder reabrir já a partir deste sábado (13).

É que a atualização do Mapa de Risco, que acontece toda sexta-feira para entrar em vigência na próxima segunda-feira, entrou em vigor de maneira antecipada, extraordinariamente. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em uma live realizada no final da tarde desta sexta-feira (12).

Após duas semanas classificada em risco alto de contaminação do Covid-19, com os bares proibidos de abrir, a cidade de Guarapari entra na classificação de risco moderado e, com isso, os estabelecimentos vão poder reabrir já a partir deste sábado (13).

É que a atualização do Mapa de Risco, que acontece toda sexta-feira para entrar em vigência na próxima segunda-feira, entrou em vigor de maneira antecipada, extraordinariamente. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em uma live realizada no final da tarde desta sexta-feira (12). https://7ad5fe1a85fc39ccb8ea427277b71258.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html Praia do Morro, em Guarapari: medidas para conter o novo coronavírus (Foto: Vinicius Rangel - Arquivo AT - 22/11/2015)Praia do Morro, em Guarapari: medidas para conter o novo coronavírus (Foto: Vinicius Rangel – Arquivo AT – 22/11/2015)

“Extraordinariamente a vigência deste mapa de risco é de amanhã (13) até domingo. Uma vigência de 8 para 9 dias”, declarou o governador.

O pedido para que o novo Mapa de Risco entrasse em vigor já neste sábado foi feito pela Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas de Guarapari (Abrecan), mas vale para todo o Estado.

Em risco alto de contaminação para Covid-19, os bares de Guarapari estavam proibidos de funcionar e os demais estabelecimentos gastronômicos precisavam fechar às 20h durante a semana, às 16h no sábado, e não abrir no domingo.

Em risco moderado, os bares podem abrir de segunda a sábado até as 22h e no domingo até as 16h.

Para o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas de Guarapari (Abrecan), Marcelo Meira, a decisão positiva de antecipar a vigência do Mapa de Risco pode salvar as vendas de muitos comerciantes.

“Tivemos muita dificuldade nessas últimas semanas, em pleno verão. Os bares ficaram fechados, e todos os estabelecimentos gastronômicos tiveram que fechar no sábado às 16h e no domingo proibido de abrir por causa do risco alto. Agora, poderemos ao menos trabalhar no sábado e no domingo. Será muito importante para nós comerciantes que estamos amargando prejuízo a quase um ano”, declarou Marcelo.

Mesmo em risco moderado, a prefeitura de Guarapari adiantou que o decreto municipal continua valendo, e os ônibus, micro-ônibus e vans de excursão não podem entrar na cidade.

Fonte: Tribuna Online