Começou nesta segunda-feira (12) o curso de formação de Motociclista Batedor. O curso vai até sexta-feira (16) e está sendo ministrado pela PRF-Polícia Rodoviária Federal. Nove guardas municipais, que fazem parte da ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, estão participando da instrução.
A comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, fala da importância da instrução: “Os motociclistas batedores são responsáveis por abrir caminho e garantir a segurança em comboios de veículos, como em escoltas, carreatas ou desfiles. Esse curso é importante para garantir a segurança, adquirir habilidades avançadas de pilotagem e desenvolver habilidades de trabalho em equipe”, afirma.
Durante o curso, os agentes irão aprender técnicas essenciais para garantir a segurança no trânsito. Os Gm’s também irão aprender como conduzir a motocicleta de forma protetora e consciente, avaliar riscos e antecipar situações perigosas. Além disso, terão técnicas de pilotagem avançada, onde irão aprender a realizar manobras precisas como zigue-zague, desvio de obstáculos e frenagens de emergência.
Esse curso está sendo ofertado pela Academia de ensino da Guarda Municipal de Vila Velha. “O curso em questão é voltado para a equipe da ROCAM, mas a Academia de Ensino da Guarda tem pensado em cursos para todos os agentes. Somente em maio, foram realizadas seis instruções em diversas áreas, que abrangeram 120 agentes”, afirma Mariana Veronesi, da Inspetoria de Ensino e Formação.
Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, o treinamento faz parte da rotina da GMVV: “O treinamento é fundamental e garante que os agentes estejam bem preparados e capacitados para melhor atender a população de Vila Velha”, expressa.