Para registrar e participar das comemorações alusivas à passagem do Dia Internacional da Mulher – nesta última segunda-feira, 08 de março –, os vereadores da Câmara de Guarapari abriram espaço, na sessão ordinária desta terça (09), para um especial, justo e oportuno gesto de reconhecimento da importância, capacidade e do valor das mulheres do município. Durante os trabalhos, foi exibido um vídeo no telão do plenário, com imagens de cada parlamentar entregando diplomas de “Honra ao Mérito” às homenageadas que eles escolheram para representar as mulheres de Guarapari, neste ato solene.
“Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um delicado momento de pandemia. Então, não foi possível fazer nossas homenagens, às mulheres, de forma presencial. Por este motivo, as homenagens foram feitas individualmente por nós, vereadores, e gravadas em vídeo. Dessa forma, convido a todos para assistirmos, juntos, o vídeo dessas homenagens”, disse o presidente da Câmara de Guarapari, vereador Wendel Lima (PTB).
Assista o vídeo abaixo e confira as homenagens
dos vereadores às mulheres de Guarapari
Ainda na sessão ordinária desta terça-feira (09/03), o plenário da Câmara Municipal convidou a titular da Ouvidoria da Mulher da Câmara de Guarapari, Tamires Arpini –Bacharel em Direito, com experiência em Direito de Família, Direito Penal e Cível –, que está coordenando os trabalhos da Ouvidoria, na CMG, desde que o setor foi reativado, no último mês de janeiro, após três meses de paralisação.
Tamires explicou aos vereadores como funciona a Ouvidoria da Mulher; quais serviços o setor presta à população feminina da cidade; quais os tipos de demandas atendidas e quais orientações e informações são prestadas pelo setor, no que diz respeito à legislação e aos direitos da população feminina que, em Guarapari, já representa mais de 52% do total de moradores do município.
Segundo Tamires Arpini, a Ouvidoria da Mulher também recebe manifestações de insatisfação da sociedade sobre a atuação de órgãos e/ou de agentes públicos, no que diz respeito aos serviços prestados às mulheres. Além disso, o setor recebe e encaminha denúncias aos órgãos competentes, e organiza e disponibiliza canais de acesso dos cidadãos à Câmara Municipal, de forma a simplificar os procedimentos, sobretudo naquilo que se refere ao atendimento às mulheres.
“Em nosso espaço, oferecemos amparo, orientação e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, somando esforços com a Delegacia da Mulher de Guarapari. A Ouvidoria é um suporte que atua de forma integrada com as demais instituições, para auxiliar as mulheres em suas necessidades e encaminhá-las aos órgãos competentes. Funcionamos de segunda à sexta-feira, de 12:00 às 18:00, no Anexo da Câmara Municipal de Guarapari, em Itapebussu. Podemos atender as demandas de modo presencial e também pelo telefone (27) 3361-1739, sempre com sigilo total”, acentuou Tamires Arpini. Segundo ela, um balanço da Polícia Civil realizado em 2020 revelou que Guarapari está em 3° lugar no ranking da violência contra a mulher no Espírito Santo.
Após a apresentação feita pela ouvidora da CMG, Tamires Arpini, a Mesa Diretora da Casa exibiu um vídeo, em plenário, contendo um depoimento muito positivo da advogada Mônica Silva Ferreira Goulart (presidente da 4ª Subseção de Guarapari/OAB-ES), sobre a importância da Ouvidoria da Mulher. Em sua mensagem, Drª Mônica ressalta que o setor é mais um instrumento de políticas públicas a serviço da promoção e da defesa dos direitos das mulheres de Guarapari.
Assista o vídeo abaixo e confira este depoimento na íntegra:
Para dar suporte ao trabalho da Ouvidoria da Mulher, a Câmara de Guarapari também conta com a atuação de uma representativa bancada feminina, formada por três vereadoras que integram a Comissão Permanente de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres. São elas, as vereadoras Rosana Pinheiro (presidente), Sabrina Astori (relatora) e Kamilla Rocha (membro). A comissão se reúne semanalmente, na sede da CMG, para discutir pautas e tratar de assuntos relacionados à questão da mulher, em âmbito municipal.
Na sessão da CMG desta terça-feira (09), as três vereadoras tomaram assento na Mesa Diretora e receberam uma singela homenagem do Poder Legislativo, por terem conquistado um mandato eletivo para representar as mulheres de Guarapari na Câmara Municipal. “Gostaria de, mais uma vez, parabenizar todas as mulheres do nosso município, de forma especial, as nossas guerreiras vereadoras e servidoras desta Casa de Leis, que a cada dia mostram o seu valor e a sua competência, mais e mais”, ressaltou o presidente Wendel Lima
Fonte: CMG