Foram liberadas neste domingo (30) pessoas que estavam isoladas em um hotel de Vitória após um hospede que veio da Índia ter testado positivo para o novo coronavírus. O homem que está com a Covid-19 e outros dois hóspedes indianos seguem em isolamento.

A equipe de reportagem da TV Tribuna esteve no local durante a tarde e conversou com hóspedes que deixavam o local. As pessoas liberadas foram testadas duas vezes e, nos dois testes, o resultado foi negativo para Covid.

Alguns partiram de volta para suas cidades. Outros, que ainda têm um período de estadia na capital, aproveitaram a saída para passear pela cidade.

A entrada e a saída de pessoas no local seguem sendo monitoradas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Por nota, a Prefeitura informou que todos os trabalhadores e hóspedes do hotel também foram testados, independente de terem tido contato direto ou não com os indianos e estão mantidos em monitoramento até que o segundo resultado de cada indivíduo fique pronto e aponte negativamente para a Covid-19.

“Essa orientação segue a nota técnica da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgada na última semana que diz que após dois testes de RT-PCR negativos para a Covid-19 os hóspedes estariam liberados para deixar o hotel”, diz a nota. “Os hóspedes monitorados, que já tiveram esse segundo resultado, foram liberados para deixarem o hotel, que segue interditado.”

A Prefeitura de Vitória complementa que as Vigilâncias Municipal e Estadual continuam monitorando os demais hóspedes e funcionários e aguardando o resultado da segunda amostra dos demais testados.

A Secretaria da Saúde informou que alguns dos hóspede que já tiveram o resultado dos dois testes de RT-PCR negativos para a Covid-19 foram liberados para deixarem o hotel, que segue interditado.

“A Sesa esclarece que as Vigilâncias Municipal e Estadual continuam monitorando os demais hóspedes e funcionários que coletaram a primeira amostra neste sábado (29). Os três indianos seguem isolados. Atualização referente a todos os resultados será divulgada em breve”, diz a nota enviada à imprensa pela secretaria.

Hotel fechado

O estabelecimento foi fechado na última sexta-feira, dia 28, como medida preventiva para impedir a disseminação local da cepa indiana do vírus. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, a variante demonstra ser mais contagiosa.

Ao todo, 94 pessoas foram isoladas no hotel, sendo 37 funcionários e 57 hóspedes, dos quais cinco eram crianças. Todos foram vetados de deixar o estabelecimento até que autoridades sanitárias avaliassem a situação de cada um.

Isolamento

O hóspede indiano que testou positivo para Covid-19 segue em isolamento sem ter contato com outras pessoas.

Segundo a administração do hotel, que conversou com a equipe de reportagem, mas não quis dar entrevista, ele está sozinho em um andar do hotel. O contato com ele ocorre apenas por telefone e os alimentos são deixados em um mezanino.

Fonte: Tribuna online