Ter uma boa noite de sono só proporciona benefícios para a saúde. Por isso, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) adotou um protocolo que tem como objetivo garantir um repouso noturno adequado para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

O Protocolo do Sono adotado no HEVV conta com estratégias que são executadas no período das 23h às 5h. Dentre as normas estabelecidas estão:  cromoterapia, redução de ruídos pelas equipes que atuam nesse horário e o controle da prestação de cuidados para evitar que o paciente seja incomodado de maneira desnecessária.  

“O protocolo é aplicado de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Mas com essas medidas é possível interferir menos em uma das necessidades básicas humanas, que é o sono e repouso. Nós optamos por praticar a rotina de cuidados como banho, a troca de fralda e a coleta de exames até as 22h. E com esse projeto piloto nós já percebemos a diferença. Quando os pacientes acordam, eles relatam a noite tranquila de sono que tiveram”, conta Stephanie Trarbach, que é enfermeira da UTI do HEVV.  

Outro destaque do protocolo é a cromoterapia. Estudos apontam que por meio dessa terapia complementar é possível melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente. No HEVV foi escolhida a luz azul com o objetivo de promover a sensação de bem-estar para o paciente.  

“O nosso propósito é oferecer, cada vez mais, um atendimento personalizado para os pacientes.  Por isso, estamos sempre em busca de ações e protocolos que tornem o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado”, ressalta a gerente hospitalar, Mirna Pessanha Guisso.  

Fonte: AEBES