Expectativa da secretaria é que novo lote tenha em torno de 160 mil doses

O Espírito Santo deve começar, em uma ou duas semanas, a vacinar os idosos com idade acima de 60 anos. A perspectiva foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (05).

Em entrevista concedida pelo secretário Nésio Fernandes e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a secretaria destacou que o início deste grupo depende da chegada de um novo lote de vacinas.

A expectativa é que este novo lote seja o suficiente para concluir a vacinação do grupo de idosos com idade acima de 65 anos, para que o grupo 60 a 64 anos comece a ser vacinado.

“Toda semana chega um novo lote de doses de vacina. Esperamos que o desta semana tenha pelo menos a mesma quantidade da última remessa, algo em torno de 160 mil doses”, explicou Luiz Carlos Reblin.

Atualmente, o Espírito Santo varia entre a 5ª ou 6ª colocação entre os estados que mais aplicaram vacinas contra covid no país. O secretário Nésio Fernandes, no entanto, contestou os dados divulgados em nível nacional, uma vez que a atualização dos dados capixabas estão levando, em média, quatro dias para serem atualizados.

“A quantidade de doses enviadas ao Estado não corresponde aos fatos com os números divulgados pelo Ministério da Saúde quanto às doses aplicadas. Quando o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de doses, os dados do Espírito Santo não representavam nem 20% das doses já aplicadas. Aqui no Espírito Santo, temos capacidade de aplicar mais de 1 milhão de doses por mês, alcançando toda a população, entre jovens e adultos, até julho deste ano”, avaliou Nésio.

Fonte: Tribuna online