Quem esperou cerca de duas ou três horas na fila foi obrigado a voltar para casa sem ser imunizado
A vacinação para idosos entre 75 e 79 anos em Guarapari, que começou nesta quinta-feira (11), foi encerrada por falta de doses. Os idosos começaram a formar fila antes das 5 horas (a campanha foi iniciada às 8 horas). Às 11 horas, no entanto, os portões foram fechados.
Quem esperou cerca de duas ou três horas na fila foi obrigado a voltar para casa sem ser imunizado.
O aposentado Zezito Barros, de 77 anos, foi um dos idosos que ficou sem a vacina, o que revoltou a filha, a fisioterapeuta Ana Paula Barros.
“Achei uma falta de respeito terem anunciado a vacinação e não ter dose suficiente. A prefeitura deveria ter feito um cronograma com a quantidade de idosos. Se não tem vacina para todos da faixa etária, que não fizesse essa divulgação tão grande agora. Meu pai saiu de casa para se vacinar e tem dificuldade para andar. Agora estamos voltando para casa sem a vacina”, desabafou.
Já o aposentado Robson Crozuel Francisco, de 77 anos, conseguiu ser vacinado. Ele chegou às 7 da manhã e foi vacinado às 10 horas.
A prefeitura divulgou que a vacinação da primeira dose da vacina em idosos de 75 a 79 anos não acamados aconteceria nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), de 8h às 12h; e no sábado das 8h às 15h, no Complexo Esportivo Maurice Santos, em Muquiçaba, apenas na modalidade drive thru. Para quem não pudesse ir de carro, a vacinação aconteceria na quadra da Escola Municipal Zilnete Pereira Guimarães, no bairro Praia do Morro.
Segundo a prefeitura, 800 doses foram aplicadas nas três primeiras horas do dia. “Recebemos grande procura e as doses esgotaram. É importante salientar que os idosos desta faixa etária não ficarão sem a vacina. Assim que as doses forem disponibilizadas pelo governo do Estado, o município realizará novo calendário de vacinação”, declarou a prefeitura por meio das redes sociais.
Fonte: R7