Funcionário que trabalha no parque fez o registro de várias áreas cobertas de gelo
Um funcionário e guia do Parque Nacional do Caparaó registrou uma cachoeira e várias áreas do Parque Nacional do Caparaó, em Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, cobertas de gelo na manhã de terça-feira (4).
Ivan Souza disse que atua como guia há 10 anos e que estava trabalhando quando se deparou com a cena. “Quase todo ano acontece algo parecido, mas dessa vez ficou bacana”, conta o guia.
Os locais onde os registros foram feitos, conhecidos como acampamento macieira e a cachoeira da trilha, na subida para o Pico da Bandeira, não possuem termômetro, mas na portaria do parque o aparelho chegou a registrar 0ºC. Ivan acredita que, por serem pontos mais altos, provavelmente a temperatura estaria negativa.
Em uma das imagens registradas, é possível ver o gramado tomado por uma camada fina de gelo. Já no vídeo feito por Ivan, parte da cachoeira estava congelada.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), disse que uma estação meteorológica localizada em Iúna, na região do Caparaó, registrou a mínima de 12 ºC no final da madrugada desta quarta-feira (05). Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, é possível que no Parque Nacional do Caparaó, onde foram obtidas as imagens, as temperaturas tenham sido menores. No entanto, vale destacar que o Incaper não possui equipamentos de medição instalados no parque.
A respeito da geada registrada também na região do Caparaó, Hugo Ramos ressaltou que se trata de um fenômeno comum em caso de temperaturas baixas. “Há grande perda de calor durante a noite e a pouca umidade presente da atmosfera fica parada e toca a superfície das plantas, atingindo a temperatura de congelamento de 0º. As geadas são formadas em vegetação rasteira ou em superfícies que facilmente perdem calor e que estão próximas ao solo. Com o nascer do sol e aumento da temperatura elas derretem, se tratando de um acontecimento normal em temperaturas baixas ”, explicou.
O Parque Nacional do Caparaó fica localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O parque possui o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Ele continua fechado para visitações.
Fonte: Folha Vitória