Fogo ocorreu na região de Riazan, no centro do país; uma pessoa foi hospitalizada e outra está desaparecida

Quinze pessoas morreram em um incêndio que ocorreu em uma fábrica de explosivos na região de Riazan, centro da Rússia, a 200 quilômetros de Moscou, anunciaram nesta sexta-feira (22) os serviços de emergência. 

“Quinze pessoas faleceram, uma foi hospitalizada com queimaduras graves e uma está desaparecida”, afirmou o governo regional em um comunicado.

O ministério de Situações de Emergências informou que o incêndio ocorreu no final de um processo tecnológico, mas que não ameaça a população das cidades vizinhas. Mais de 170 bombeiros e socorristas foram mobilizados para tentar controlar as chamas.

O acidente aconteceu em uma fábrica de explosivos industriais para uso civil da empresa Elastik. Mas o site do grupo afirma que as instalações também têm capacidade para produzir munições. 

A Elastik é considerada uma “empresa estratégica” pelo governo russo e pertence, segundo o site da companhia, ao conglomerado estatal Rostec, que reúne várias fábricas de produtos industriais ou de alta tecnologia, tanto de uso civil como militar. 

O incêndio pode ter sido provocado por uma “violação dos processos tecnológicos e das normas de segurança”, segundo uma fonte das forças de segurança, citada pela agência de notícias Interfax.

Incêndios e explosões

As explosões ou incêndios acidentais são muito frequentes na Rússia, pelo estado antigo das infraestruturas (frequentemente do período soviético) e a falta de normas de segurança. 

Em dezembro de 2020, 11 pessoas morreram em um incêndio em uma casa de repouso na região dos Urais.

Em janeiro do mesmo ano, 11 pessoas faleceram em outro incêndio em Tomsk, no centro do país, e quatro em um incidente similar em Moscou, em um refúgio para migrantes. 

O incêndio mais grave dos últimos anos aconteceu em 2018, quando 64 pessoas morreram em um centro comercial destruído pelas chamas e no qual os sistemas de alarme e saídas de emergência estavam fora de operação.

Em São Petersburgo, o fogo destruiu em abril deste ano a emblemática fábrica Nevski. O edifício, muito deteriorado e parcialmente abandonado, abrigava unidades industriais e escritórios.

Acidentes em fábricas e em depósitos de explosivos e fogos de artifício também são relativamente comuns na Rússia, especialmente em depósitos de munições do exército.

Em outubro de 2020, um incêndio florestal se propagou para um depósito de munições na região de Riazan e provocou grandes explosões. Quase 2 mil residentes de cidades vizinhas foram obrigados a abandonar suas casas.

Fonte: R7