Uma área de instabilidade vinda do centro-oeste do Brasil alcança as cidades do Espírito Santo na região de divisa com Minas Gerais

Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam a possibilidade de tempestades em pelo menos 14 municípios da parte oeste capixaba, entre esta segunda (21) e terça-feira (22). Uma área de instabilidade vinda do centro-oeste do Brasil alcança as cidades do Espírito Santo na região de divisa com Minas Gerais.

O primeiro alerta já está em vigor e segue até as 23h59 desta segunda-feira. Segundo o Inpe, moradores de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Mantenópolis devem ficar atentos nas próximas horas. O alerta, entretanto, não indica situações meteorológicas adversas, como raios e granizo. Mesmo assim, o Instituto alerta para chuvas fortes e ventania.

“Haverá condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva entre moderada a forte intensidade acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em alguns pontos desta área os volumes de chuva deverão ser mais elevados”, esclareceu o Inpe.

Já na terça-feira (22), a chuva deve continuar em Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama e Irupi. Também deve chover de maneira intensa, com volumes de chuva significativos, nas cidades de Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado, segundo o alerta do Inpe, válido do meio-dia às 23h59 da terça-feira.

Apesar da previsão de chuva forte nessas regiões, a semana deverá ser de muito calor e tempo abafado para a maioria dos capixabas, segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Veja como fica o tempo em todas as regiões do estado na terça-feira:

Na Grande Vitória, poucas nuvens e calor. Não chove. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Sul, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Vento moderado a forte no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 36 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Serrana, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuvas com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 33 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Norte, poucas nuvens e calor. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde no oeste da região. Não chove. temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C.

Na Região Noroeste, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 33 °C.

Na Região Nordeste, poucas nuvens e calor. Não chove. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

Fonte: Folha Vitória