O crescente número de acessos à ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, inaugurada no mês de agosto, levantou o debate sobre a segurança de ciclistas no trânsito. Para evitar acidentes e tornar a prática cada vez mais segura, o deputado estadual João Coser (PT) apresentou a Indicação Parlamentar nº 2345. No documento, o deputado requer que o Governo do Estado intensifique, em todo o território capixaba, mas, principalmente, na Ciclovia da Vida, a realização de campanhas educativas e de orientação para ciclistas abordando as normas de circulação e condutas.
De acordo com João Coser, o objetivo de sua proposta é promover um trânsito mais seguro para ciclistas, pedestres e motoristas. “É importante que os ciclistas tenham conhecimento das regras que existem para assegurar o convívio saudável e a segurança no trânsito. Os cuidados vão desde o uso de equipamentos de segurança até a atenção às normas de circulação, conduta e segurança disciplinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelas Resoluções editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).”
Coser comemora a implantação de novas ciclovias e o aumento de ciclistas. “Em menos de um mês, a Ciclovia da Vida já registrou mais de 30 mil acessos, isso prova o interesse do capixaba em adotar hábitos mais saudáveis e de contribuir com a melhoria da mobilidade em nossas cidades e com a sustentabilidade ambiental. Temos que incentivar essa prática e ao mesmo tempo aumentar a realização de ações educativas para assegurar um tráfego seguro e reforçar os cuidados de todos que usam a bicicleta como meio de transporte ou mesmo lazer”.
Dicas de segurança em ciclovias
Cheque as condições da bicicleta (altura do banco, freios, pneus e corrente);
Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;
Pedale com as duas mãos no guidão;
Utilize obrigatoriamente ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos;
Onde não houver esses espaços delimitados, use a borda da pista, no mesmo sentido dos demais veículos;
Sinalize com os braços a mudança de direção;
Mantenha distância segura da lateral dos veículos estacionados;
Mantenha velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
Atravesse a rua somente na faixa de pedestre (lembrar-se de descer da bicicleta para atravessar na faixa);
Tenha cuidados especiais em condições adversas, como chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão;
Em caso de acidente, é obrigatório prestar socorro imediatamente;
Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;
Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.
Fonte: Assessoria do deputado estadual João Coser