Autodidata, Wally, que mora em Porto Grande, sonha em ter a arte como profissão

Com apenas 4 anos de idade, Walisson Almeida Santos descobriu a afinidade com a arte, pouco antes de ser diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Sem condições de arcar com um curso de desenho, o artista autodidata que vive em Porto Grande, Guarapari, provou que o autismo não é uma limitação e desenvolveu as habilidades artísticas sozinho. Hoje, aos 18 anos, Wally impressiona pelo realismo das obras que cria e sonha em viver da arte.

Adilson Rodrigues da Costa, pai de Walisson, conta que tudo começou com desenhos na areia da praia, quando o filho tinha apenas 4 anos de idade. “Quando a gente morava em Meaípe, íamos à praia em família e eu desenhava um peixe com um graveto na areia. Toda vez que voltávamos para a praia, ele me pedia para fazer o desenho mais uma vez”. Não demorou para que Wally começasse a tentar reproduzir o desenho e demonstrasse gosto pela arte. 

Segundo a mãe, Claudia Almeida, o talento artístico de Walisson chamou a atenção das professoras desde muito cedo. “Quando ele foi para a escola, a professora me chamou e falou que ele tinha um talento incrível e perguntou por que eu não o colocava em um curso de desenho”. Sem condições de arcar com o custo do curso, os pais de Walisson, que trabalham como caseiro e faxineira, incentivaram o talento do filho do modo que podiam. 

“Nós fomos comprando materiais, cadernos de desenho, lápis de cor, coisa simples mesmo, para ele desenhar em casa. Até que, quando ele foi para a escola de Anchieta, Coronel Gomes, os professores e funcionários começaram a comprar para ele materiais, tela, tinta, lápis de cor”, relata a mãe. Graças ao incentivo da família e professores, Wally nunca parou de desenhar e se aprimorou sozinho. 

Hoje, o realismo das pinturas de Walisson impressiona. O jovem sonha em viver da arte e tem grandes planos para o futuro. “Eu espero que eu possa desenvolver a minha arte e ser reconhecido por ela, também quero me tornar um youtuber”, conta o artista. Determinado, Wally já vende as próprias obras e criou um canal no YouTube, onde mostra parte do processo de criação dos desenhos

Confira um dos vídeos, onde Walisson desenha o próprio avô:

Buscando aperfeiçoar-se constantemente, Wally pretende fazer um curso de desenho e aguarda ansiosamente pela oportunidade. Enquanto isso, busca aprimorar sozinho o talento e aprender novas técnicas por conta própria. 

Texto: Nicolly Credi-Dio