Adolescente de 15 anos foi apreendido no dia do disparo, sábado (21), que culminou com a morte de Murilo Costa Felix Oliveira, 14 anos; suspeito chegou a ser autuado por ato infracional semelhante à tentativa de homicídio.
O adolescente de 15 anos e principal suspeito de atirar na cabeça do jogador de futebol sub-15 Murilo Costa Felix Oliveira, 14 anos, que morreu dias após o incidente, está solto por determinação da Justiça. O rapaz foi liberado do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), onde estava apreendido desde o dia do disparo, no sábado (21), em Cariacica, Grande Vitória.
A informação foi confirmada neste sábado (28) pelo delegado Fábio Pedroto, titular da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), que comanda as investigações do caso.
Murilo foi baleado na noite do dia 21. Na ocasião, o amigo dele, de 15 anos, contou aos policiais que os dois estavam em sua casa quando ele pegou um revólver calibre .38 que estava guardado no cofre do quarto do pai, mostrando ao menor de 14 anos, que acabou disparando contra si ao manusear a arma. O menino foi levado ao Hospital Infantil de Vitória.
O adolescente baleado na cabeça chegou a ficar quatro dias internado antes de ter a morte cerebral confirmada pela família, na tarde de quarta (25). O enterro aconteceu nesta sexta (27). A família dele decidiu doar os órgãos do atleta, inclusive o coração, que foi transplantado no dia seguinte.
Depois do disparo, o adolescente suspeito de 15 anos foi conduzido à Deacle. Segundo a Polícia Civil, “a autoridade policial analisou os fatos conforme os relatos apresentados e as circunstâncias da condução do adolescente, constatando que a versão apresentada pelo conduzido não correspondia com a realidade, sobretudo em virtude de contradição em suas declarações”.
“Além do fato, o estojo da munição foi suprimido da cena e os policiais militares que atenderam a ocorrência consideraram o ferimento da vítima incompatível com a versão apresentada pelo conduzido”, informou a PC.
Diante disso, o rapaz foi autuado por ato infracional semelhante à tentativa de homicídio e encaminhado ao Ciase.
Os nomes dos envolvidos e o bairro onde o caso ocorreu não estão sendo informados para preservar a identidade do menor de 15 anos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
Doação de órgãos
A família do jogador decidiu doar todos os órgãos possíveis do jovem. De acordo com o pai do adolescente, Abraão Nascimento Oliveira, o coração do jogador já foi transplantado para outra pessoa, e a informação divulgada por ele emocionou todos os presentes no velório.
“Antes do protocolo de morte encefálica, eu reuni a família e disse que o estado do meu filho estava muito grave e que tínhamos a possibilidade de doação. Uma equipe já estava monitorando isso, foi em decisão unânime”, disse o pai do jovem.
A captação dos órgãos começou na tarde de quarta, logo após a confirmação da morte cerebral.
Jogador Murilo Costa Felix Oliveira, de 14 anos, morreu com tiro na cabeça em Cariacica, Espírito Santo.
Fonte: G!