A Prefeitura de Vila Velha, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e de Obras e Projetos Estruturantes, promoveu, na noite de quarta-feira (29), uma reunião com lideranças comunitárias para a apresentação do projeto de macrodrenagem do Canal do Congo, cujas obras estão em curso e vão levar mais dignidade e qualidade de vida à população, beneficiando cerca de 70 mil habitantes de 13 bairros da Grande Terra Vermelha. A medida tem como objetivo envolver a comunidade local no acompanhamento das obras e reforçar a importância da preservação ambiental do Canal do Congo.
As obras em execução visam canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo, representando melhorias viárias, minimizando alagamentos e aumentando a qualidade de vida da população em períodos de chuva, com a implantação de mais de 20 quilômetros de canalizações, tubulações e galerias.
Durante o encontro, servidores da prefeitura deram detalhes das obras e esclareceram algumas dúvidas. Em outro viés, também ressaltaram o trabalho social de conscientização e preservação ambiental que será realizado para envolver toda a comunidade, incluindo ações nas escolas voltadas para as crianças e os adolescentes.
Dessa forma, com o apoio das lideranças comunitárias, a prefeitura vai promover, em breve, reuniões ampliadas nos bairros contemplados para conversar com os próprios moradores.
Investimentos
Uma região até pouco tempo esquecida pelo poder público, a Grande Terra Vermelha está recebendo investimentos de mais de R$ 69,5 milhões em drenagem e pavimentação de ruas que englobam as obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo.
Em parceria com os governos do estado e federal, a Prefeitura de Vila Velha está executando as obras que contemplam os bairros de Cidade da Barra, São Conrado, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra, Barra do Jucu, Morada da Barra, Praia dos Recifes, Barramares, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Residencial Jabaeté e João Goulart, levando mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da região. As obras englobam cinco diferentes contratos, que totalizam R$ 69.515.187,93, com prazos de execução até setembro de 2025.