Guarapari é muito procurada por turistas no verão e abriga rica biodiversidade marinha Crédito: Ricardo Medeiros

Localizada no litoral do Espírito Santo, tida como a “praia dos mineiros” e dona da Alcunha “Cidade Saúde”, Guarapari torna-se a Capital Nacional da Biodiversidade Marinha a partir desta quinta-feira (17). O novo título foi concedido após aprovação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. A Lei nº 15.004 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União.

O projeto de lei foi proposto em 2021 pela então deputada federal Dra. Soraya Manato, do Espírito Santo. No dia 11 de setembro deste ano, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o projeto que confere o título ao município de Guarapari. A sanção do presidente torna o título válido a partir desta quinta (17).

Sanção do presidente Lula confere título a Guarapari

Sanção do presidente Lula confere título a Guarapari Crédito: Reprodução | Diário Oficial União

A cidade é destaque quando o assunto é turismo no Brasil. As praias e a riqueza da biodiversidade marinha chamam a atenção. De acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto deste ano, Guarapari tem uma população de 134.944 habitantes.

Após a assinatura de Lula, o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Felipe Rigoni, comemorou a notícia. “Notícia maravilhosa! Mais uma vez, o Espírito Santo é destaque em sua beleza e preservação ambiental. Parabéns a todos que ajudam a preservar cada vez mais nossa maior riqueza”, escreveu no X.

Fonte: A Gazeta