Material saiu de São Paulo e seria revendido em Guarapari. Proprietários dos estabelecimentos estão sendo investigados por propaganda enganosa e por induzir o consumidor ao erro.

Cerca de 45 mil produtos falsificados, que seriam revendidos a lojistas como se fossem originais, foram apreendidos em Vitória. Entre os itens estão copos térmicos, eletrônicos como carregadores e fones de ouvido e brinquedos sem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A estimativa é que o prejuízo para a associação criminosa responsável pelas mercadorias seja de R$ 2 milhões. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira (16).

Duas pessoas foram presas por fraude no comércio. Já os proprietários dos estabelecimentos estão sendo investigados por propaganda enganosa e por induzir o consumidor ao erro.

O titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani, disse que os produtos são réplicas bem feitas, produzidas para enganar o consumidor.

De acordo com as investigações, os produtos vieram de São Paulo, e seriam revendidos, especialmente, no comércio da cidade de Guarapari.

“O local encontrado pela nossa equipe era uma distribuidora, que vendia, basicamente, no atacado, fornecia para lojistas, principalmente no comércio online. Vários produtos iam para a região de Guarapari, balneário que usa muitos desses produtos, como os copos térmicos”, explicou.

Mercadorias vinham de São Paulo

Polícia apreende 45 mil copos térmicos, produtos eletrônicos e brinquedos falsificados no Espírito Santo. — Foto: PCES

Polícia apreende 45 mil copos térmicos, produtos eletrônicos e brinquedos falsificados no Espírito Santo. — Foto: PCES

Fonte: G1