Quase uma tonelada de maconha foi apreendida por policiais civis que atuam no município de Guarapari na noite dessa quinta-feira (13). Uma parte do entorpecente estava enterrada em um sítio localizado no bairro Boa Esperança, no município. A outra estava em um veículo conduzido por D. P., 36 anos, e onde também estava A. A. R., 34 anos, ambos detidos durante a ação que foi realizada pelas equipes da 5ª Delegacia Regional de Guarapari e Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo) e contou com apoio de militares do município.
Segundo o chefe da 5ª Delegacia Regional de Guarapari, delegado Robson Alves Damasceno, as investigações duraram quatro meses. “Descobrimos que eles iriam retirar hoje uma grande quantidade dos entorpecentes. Já sabíamos que a droga estava enterrada naquela região e passamos a vasculhar a mata, até que encontramos duas caixas d’água vazias e desenterradas. Mais a frente vimos quatro pessoas retirando os tabletes de maconha de dentro de uma terceira caixa d’água que também estava enterrada e colocando a droga dentro do veículo. Assim que a caminhonete saiu do local, passamos a acompanhá-la e realizamos a prisão em flagrante do motorista”, contou Robson Damasceno.
Além da droga, também foram encontradas enterradas duas armas de fogo calibre 12, sendo uma com numeração raspada, um silenciador e várias munições. Segundo o titular da Dipo, delegado Vinícius Landeira, no momento da abordagem, dois homens conseguiram fugir, um deles A. A. R. que foi preso horas após em sua residência no bairro Meaípe. “As investigações revelaram que essa droga seria transportada para Itapemirim e que o entorpecente abasteceria o município de Guarapari e toda a região sul do Estado”, revelou.
Os delegados acreditam que essa droga pertence a uma grande organização criminosa que atua na região. “As investigações continuam e o próximo passo é a identificação e prisão dos envolvidos”, falou Robson Damasceno.
Os detidos foram levados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari. O terceiro envolvido que estava no veículo ainda está foragido.
Mais drogas apreendidas em Guarapari
Uma operação realizada pelos policiais civis que atuam na Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) resultou na prisão de cinco suspeitos de tráfico de drogas e na apreensão de quase meia tonelada de maconha e cinco armas de fogo, entre elas uma submetralhadora UZI israelense calibre 9mm. A ação aconteceu no início do mês de julho, em um sítio, na zona rural de Guarapari, próximo de onde foi apreendida a droga na noite dessa quinta-feira (13).
Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil