Cidades da Grande Vitória seguem no risco alto

Após mais de um mês, o Espírito Santo voltou a ficar sem cidades em risco extremo para contágio pelo coronavírus. O novo mapa de risco para os municípios capixabas foi divulgado na noite desta sexta-feira (30), pelo governador Renato Casagrande. 

De acordo com a nova classificação, a partir de segunda-feira (3), quando entra em vigor o mapa de risco atualizado, serão 56 cidades no risco alto (cor vermelha). Todas municípios da Grande Vitória estão nesse grupo.

Nesses locais, as lojas de rua podem funcionar das 10 horas às 18 horas, de segunda a sexta, e das 10 horas às 14 horas, aos sábados. Já os shoppings, abrem de 12 horas às 20 horas, de segunda a sexta,  e de 12 horas às 16 horas, no sábado.

No entanto, na próxima semana, em função do Dia das Mães (9 de maio), o governador autorizou que as lojas de rua e shopping funcionem das 10 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 horas às 18 horas.

Em relação as escolas, as aulas presenciais seguem suspensas nessas cidades, porém os professores podem atender individualmente os estudantes na escolas, com horário marcado.

Já as 22 cidades restantes estão no risco moderado (indicado pela cor amarela). Nelas, podem ser realizadas aulas presenciais e comércios abrirem em horário normal.

Por mais uma semana, não há também cidades no risco baixo. 

No mapa desta semana, que tem validade até domingo (2), são cinco cidades em risco extremo: Mimoso do Sul, Domingos Martins, Santa Teresa, Ecoporanga e Pedro Canário.

Outras 50 estão no risco alto e 23 no risco moderado. 

Fonte: Tribuna online