A vereadora Marcia Cypriano Assad (PODE), em sessão virtual realizada na última terça-feira (20), solicitou à Secretária Municipal de Saúde, Jaudete Frontino, através da indicação de nº 211 a inclusão de pais, mães ou os responsáveis legais de pessoas com deficiências intelectuais nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 no município de Anchieta.

Na indicação a vereadora menciona que as pessoas com deficiência intelectual possuem dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas, como o trato respiratório e sistema imunológico. Desta forma, elas dependem cem por cento de seus genitores ou responsáveis legais para cuidarem delas.

“A vacinação dos pais, portanto, é de extrema importância para assegurar a assistência total de seus filhos, principalmente do vínculo afetivo e da dificuldade destas pessoas aceitarem que outros cuidem deles que não os seus próprios pais”, justificou.

Já a pasta de Educação, a vereadora requereu, através da indicação de nº 212, a viabilidade do “auxílio conexão” para os estudantes cujas famílias são referenciadas no CRAS e aquelas que declararem a necessidade deste auxílio para assegurar o acesso dos estudantes à internet, haja vista o atual sistema de aulas online como a principal alternativa de estudo neste período de pandemia ou até quando esta durar.

 “É necessário garantir aos estudantes da rede pública municipal, cujas famílias são referenciadas no CRAS e aquelas que declararem a necessidade deste subsídio, o acesso às plataformas de ensino no sistema remoto a partir de conexões rápidas, para assegurar aos estudantes, acesso à internet”, afirmou.

A vereadora encaminhou também pedido ao Secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes, através da indicação de nº 220, solicitando a construção de uma calçada cidadã entre os trechos: centro do bairro Recanto do Sol a pista de acesso à Rodovia do Sol, próximo ao ponto de ônibus, num total de 680 (seiscentos e oitenta) metros.

“Os moradores de Recanto do Sol precisam caminhar este trajeto de 680 (seiscentos e oitenta) metros no meio da pista para ter acesso à Rodovia do Sol e embarcarem nos ônibus com destino intermunicipais, haja vista que estes não estão circulando dentro da comunidade e, assim, as pessoas, ao caminharem neste trecho, ficam expostas ao perigo em virtude do forte fluxo de caminhões e outros tipos de veículos”, afirmou.

Confira as Proposições apresentadas pela vereadora através do link abaixo:

http://www3.camaraanchieta.es.gov.br/spl/parlamentar.aspx?id=661#tab_proposicoes_apresentadas

Acompanhe a íntegra da sessão ordinária pelo link abaixo:

Fonte: Centro de Comunicação Institucional

Texto: Marcelle Ludgero

Tel: (28) 3536-0315

E-mail: ascom@camaraanchieta.es.gov.br