A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), informa que o projeto “Adote um Cavalo” foi retomado, após um período de paralisação devido a pandemia provocada pela Covid-19. A Seman voltou a receber as inscrições/cadastro, porém de forma remota. Os interessados devem ligar o número (28) 3536-1867 e agendar a entrega dos documentos, entre 8h30 e 11h30, conforme o regulamento já disponível no site da PMA.

. da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), ta. 

Os interessados que ainda não possuem a ficha sanitária do IDAF, deverão providenciá-la antes de procurar a secretaria para realizar o cadastro. Neste período de pandemia, o funcionário do IDAF (Romeri dos Santos) irá atender ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, na sede do IDAF (28 3536-3131). E quando o horário de expediente se normalizar, será feito o agendamento antecipado com o técnico para atendimento dos interessados para adoção dos animais.

Os cadastros que já haviam sido feitos antes a paralisação continuam valendo, porém, para aqueles que estão incompletos a Seman está contactando para atualização. “Se você fez o cadastro e ainda não recebeu a ligação, entre em contato com a Seman pois alguns telefones cadastrados não estão completando a ligação. Falar com Mariana, Lara ou Bernardeth”, explica a secretária da pasta, Jessica Martins.

O que é o projeto?

O “Projeto Adote um Cavalo”, criado pela Secretaria de Meio Ambiente, tem por objetivo promover a adoção responsável dos equinos recolhidos pelo Programa Municipal de Recolhimentos de Animais de Grande Porte, que ficam confinados por mais de sete dias e não são reavidos pelos seus donos. 

Através do Projeto procura-se conseguir um lar seguro e fora do perímetro urbano, para que os animais sejam criados de forma humanitária.Os exemplares são animais saudáveis, chipados, vermifugados, que recebem atendimento veterinário após serem recolhidos das vias públicas, pelo Serviço de Recolhimento de Animais do município.

Os documentos necessários para cadastro e os formulários estão disponíveis no site da Prefeitura de Anchieta. Clique aqui!

Para emissão da ficha sanitária no IDAF os interessados deverão apresentar:

– Documentos pessoais (Registro de Identidade – RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH e Cadastro de Pessoa Física – CPF),

– Documentos da propriedade rural (proprietário). Caso o interessado, não seja o proprietário, deverá levar o Contrato de Arrendamento ou Contrato de Comodato Rural da área onde pretende destinar o animal adotado, além disso, o proprietário da área arrendada deve possuir ficha sanitária.