Neve, gelo e ventos fortes causam quedas de energia, interrupções nas estradas e suspensões de diversos voos

Milhões de americanos se protegeram neste domingo (16) de uma grande tempestade que atinge o leste do país com neve, gelo e ventos fortes e causou quedas de energia, interrupções nas estradas e suspensões de voos.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, sigla em inglês) disse que a tempestade combinou neve pesada, chuva congelante e ventos fortes e impactou a costa sudeste e o meio do Atlântico antes de seguir para a Nova Inglaterra e o sul do Canadá.

Em áreas ao longo das Montanhas Apalaches (Alabama), a neve pode cair até 2,5 cm por hora nesta segunda-feira (17), enquanto as condições frias podem durar até terça-feira (18), de acordo com o NWS.

Mais de 80 milhões de pessoas estão sob alertas climáticos, informou a mídia dos EUA.
Em meados de domingo, cerca de 235.000 clientes haviam perdido energia no sudeste do país, incluindo mais de 150.000 na Carolina do Norte e na Carolina do Sul, de acordo com o site PowerOutage.US.

A tempestade gerou tornados prejudiciais no estado da Flórida e inundações ao longo de partes da costa. O transporte foi severamente afetado. Milhares de voos foram cancelados e uma seção da rodovia interestadual I-95 foi fechada na Carolina do Norte.

Cerca de 3.000 voos de ou para os Estados Unidos foram cancelados na noite de domingo, de acordo com o site FlightAware, e outros 4.200 foram atrasados. Os motoristas foram alertados sobre as condições perigosas da estrada.

O governador da Geórgia, Brian Kemp, havia declarado estado de emergência na sexta-feira (14) e os limpa-neves estavam trabalhando desde antes do meio-dia para limpar as estradas.

O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, disse no Twitter que até 30 cm de neve havia caído em algumas áreas até o meio-dia de domingo e “gelo significativo está causando problemas na parte central do estado”. O governador pediu para a população fazer todo o possível para evitar deslocamentos.

O NWS informou que rajadas foram relatadas em Pensacola, Flórida, enquanto Atlanta, Geórgia, geralmente leve, também teve uma queda de neve.

Algumas inundações costeiras são esperadas e o NWS alertou que os ventos na costa atlântica podem se aproximar da força de um furacão. A neve já atingiu o nordeste dos Estados Unidos no início deste mês. Uma tempestade deixou centenas de motoristas presos por mais de 24 horas em uma rodovia que liga a Washington.

Fonte: R7