Celebração será realizada na quinta-feira (09), no Santuário Nacional, que foi totalmente restaurado pelo IPHAN

A Festa Nacional de São José de Anchieta marca a retomada dos eventos presenciais depois do período de pandemia e será a primeira após a conclusão das obras de restauro e readequação do Santuário Nacional, situado no município de Anchieta. Com uma ampla programação presencial e online que vai até o dia 12 (domingo), a festa terá como ponto alto o Dia de São José de Anchieta, nesta quinta-feira (09), quando será celebrada uma Missa Solene pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, às 17 horas, no pátio do Santuário. 

“Moradores, turistas, católicos e devotos de São José de Anchieta vão poder conhecer o novo Museu do Santuário e o restauro da Igreja de Nossa Senhora de Assunção. Muitos, que ainda não conhecem o local ou que há tempos não o visitam, vão se deparar com um patrimônio histórico totalmente restaurado e preservado, à altura de sua importância para o Espírito Santo e o Brasil. Um trabalho que muito nos recompensa”, afirmou o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo.

Evair participou de todo o processo para aprovação do restauro pelo Governo Federal e lembra que, em 2015, foi iniciado o trabalho em busca dos recursos, a partir de uma audiência no Ministério da Cultura com a presença do padre Cesar Augusto dos Santos e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Até o início do restauro, em maio de 2018, foram diversas ações até a passagem do projeto pela Diretoria de Incentivo à Produção Cultural do MinC e a conclusão, em outubro do ano passado.

RESTAURAÇÃO

Tombada pelo IPHAN, em 1943, o monumento, formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção e pela antiga residência jesuíta, recebeu obras de conservação, climatização, sonorização, restauro do patrimônio arquitetônico, iluminação monumental, sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA), segurança e projeto de combate a incêndio. 

Também foram realizados levantamentos históricos, pesquisa arqueológica, restauro da imaginária e dos objetos litúrgicos, digitalização do acervo e projeto de readequação litúrgica. Tudo para compor os antigos e os novos espaços de uso do Santuário que agora compreendem a Igreja, o Centro de Interpretação, o Centro de Documentação, o Café, a Loja e o Paisagismo Cultural. Um investimento de R$ 10,5 milhões. “Uma importante parte da história do Brasil e do povo capixaba está aqui, preservada com o devido respeito e reconhecimento que merece”, afirma o deputado Evair.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

QUINTA 09/06

SANTUÁRIO NACIONAL

15H – TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO PARA SEDE DO

MUNICÍPIO DE ANCHIETA.

17H – MISSA SOLENE DO APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL.

TRANSMISSÃO AO VIVO – PELA TV SÉCULO 21

18H30M – QUEIMA DE FOGOS

PALCO PRINCIPAL

21H – BANDA SOM DO POVO

23H – BANDA PELE MORENA

SEXTA 10/06

PRAIA CENTRAL

TENDA CULTURAL

16H – APRESENTAÇÕES CIRCENSE

17H – SHOW DE MÁGICA

19H30 – BANDA MARAJAH

PALCO PRINCIPAL

21H – NEW PLACE BAND

23H – JOÃO VICTOR E VINÍCIUS

SÁBADO 11/06

PRAIA CENTRAL

TENDA CULTURAL

16H – APRESENTAÇÕES CIRCENSE

17H – APRESENTAÇÃO TEATRAL

18H – CAPOEIRA LIBERTAÇÃO

19H30 – DOUGLAS LOPES E BANDA

PALCO PRINCIPAL

21H – BANDA TOMAÊ

23H – BANDA BADALLADOS

DOMINGO 12/06

PRAÇA DOS IMIGRANTES

14H30M – GRUPO SAMBLECK

17H – CANTOR SULINHO

Fonte: Assessoria do Deputado Evair de Melo