Com um saco de retalhos e um rolo de elástico, Lucineia Santos resolveu ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a se protegerem da Covid-19

Aos 16 anos de idade, Lucineia Santos de Souza teve leucemia e contou com doações de vizinhos, amigos e familiares para arcar com os custos do tratamento. Hoje, aos 41 anos, resolveu retribuir a generosidade produzindo e doando máscaras para aqueles que não têm condições de comprá-las. Assim, já ajudou mais de 500 moradores de comunidades carentes de Guarapari a se manterem protegidos do novo coronavírus (Covid-19).

Lucineia conta que resolveu produzir e distribuir gratuitamente as máscaras para ajudar as famílias que não teriam condições de comprá-las. “Eu vi muita gente vendendo máscaras por cinco ou seis reais, mas tem gente que não tem dinheiro nem para comprar o pão”, relata. Pensando nessas pessoas, a baiana, que mora em Guarapari desde 1990, resolveu usar as habilidades com costura para retribuir a generosidade que recebeu no passado.

“Quando eu tinha 16 anos de idade, tive leucemia e hepatite B. Na época, as pessoas nos ajudaram muito. Nós recebíamos cestas básicas, roupas, doações em dinheiro para comprar os medicamentos. Foi graças a isso que consegui concluir o tratamento. Hoje, eu estou tentando retribuir o que recebi”, conta.

Para produzir as máscaras, Lucineia contou com a ajuda do cunhado, que a deu um saco de retalhos, e da comadre, que a auxiliou a embalar as máscaras antes de distribuí-las. Em dois dias, produziu cerca de 180 máscaras. Ao todo, mais de 500 unidades já foram doadas a moradores de Praia do Riacho e Bico do Urubu.

Lucineia pretende dar continuidade ao trabalho e produzir ainda mais máscaras. Para isso, conta com a colaboração da população, que pode doar tecido, retalhos e elástico. Assim, ela poderá ajudar ainda mais pessoas a manterem-se protegidas da Covid-19. Para doar, entre em contato por meio do número (27) 99713-9036

Fonte: Folha Vitória