Discutir alternativas para poder auxiliar os órgãos da administração pública e as secretarias municipais responsáveis a tomarem as rédeas da situação que Guarapari enfrenta, atualmente, por causa dos transtornos e problemas sociais decorrentes do aumento do número de cidadãos que estão morando sob marquizes e árvores, em  ruas, praças, parques e terrenos baldios da cidade. Este é o principal objetivo da audiência pública que a Comissão Permanente de Serviços, Obras Públicas e Fiscalização da Câmara de Guarapari promoverá, nesta quarta-feira (15/12), às 18 horas, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré.

O debate, proposto e organizado pelo vereador Denizart Zazá (Podemos) – presidente da Comissão de Fiscalização – significa mais um passo na direção do diálogo e do entendimento com as autoridades municipais e representantes de entidades. A intenção é ajudar a prefeitura a encontrar alternativas para este preocupante problema social, que aflige toda a sociedade. O evento será trasmitido ao vivo pelas plataformas digitais da CMG no Youtube e Facebook.

“Já realizamos outras reuniões e audiências públicas sobre o assunto e continuamos em busca de soluções. Entendemos que os cidadãos em situação de rua tenham seus direitos, mas precisamos também garantir os direitos dos contribuintes, que vêm sendo continuamente assediados nas ruas e espaços públicos, por pedintes que são, em sua maioria, moradores em situação de rua, oriundos dos mais variados lugares. Esses cidadãos vêm para Guarapari com a intenção de permanecer vivendo e morando nas ruas. Muitos são pacíficos, mas aqueles que consomem álcool e outras drogas têm causado diferentes tipos de problemas aos munícipes e também aos turistas, pelo mau comportamento, atos de desrespeito e perturbação à paz e à ordem”, justificou Zazá.

Segundo o relator da Comissão, vereador Oldair Rossi (DEM), realmente houve um aumento visível, e também bastante significativo, no número de cidadãos morando em situação de rua, em Guarapari. “E não podemos assistir a tudo isso de braços cruzados. Precisamos buscar alternativas a curto, médio e longo prazos, para lidar com esta questão, que é difícil e que evidencia a necessidade de uma política pública específica, voltada ao enfrentamento da situação. Para discutirmos estes e outros assuntos, a nossa Comissão convidou todos os vereadores da Casa e convocou a participação de integrantes da Coordenação do Centro Pop e de lideranças de entidades sociais, para que juntos possamos debater meios pelos quais possamos auxiliar o Poder Executivo a encontrar soluções reais e tangíveis para o problema”, informou Oldair.

“Não poderíamos tratar desta agenda sem, também, convocarmos a titutar da Secretaria de Trabalho, Assistência e e Cidadania (SETAC), a secretária municipal Breilla Mardegan, de quem vamos cobrar o desenvolvimento de novas políticas sociais básicas destinadas aos que vivem à margem dos meios de produção e dos benefícios da sociedade, e também a definição de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos nossos municípes, cidadãos trabalhadores que pagam elevada carga tributária, mas que se sentem a mercê desta situação, sem poder fazer nada. Vai ser um debate importante”, informou o vereador Léo Dantas (Patriota), membro da Comissão Permanente de Serviços, Obras Públicas e Fiscalização da Câmara de Guarapari.

Fonte: CMG