O ninho chega a pesar 15 kg e foi retirado do local sem nenhum dano, apesar do aspecto frágil

Moradores do interior de São Paulo foram surpreendidos por um ninho gigante de vespas enquanto limpavam uma residência abandonada. De acordo com o jornalista Ivan Edson, de 60 anos, o achado chamou a atenção dos moradores, que se uniram para retirar a estrutura do local.

Ivan explicou ao portal G1 que o ninho foi encontrado no último fim de semana, quando moradores limpavam uma casa em uma área rural de Itaóca-SP. O ninho estava do lado de fora da residência, grudado na parede e sem nenhum inseto dentro. 

Segundo o jornalista, a estrutura tem aproximadamente dois metros de largura e 90 centímetro de altura. O ninho chega a pesar 15 kg e foi retirado do local sem nenhum dano, apesar do aspecto frágil. Ao carregar a estrutura até o carro, Ivan relata que ela parecia feita de papelão.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Ivan, a equipe que trabalhava no local se assustou com o tamanho da estrutura e chamou o jornalista. Ele então levou o ninho para sua casa com o propósito de transformar o objeto em uma peça para o futuro museu de Itaóca.

Foto: Arquivo Pessoal

Alerta

Alguns profissionais alertam que é preciso ter cuidado ao encontrar ninhos de vespas e não atirar objetos ou substâncias como combustível ou inseticidas contra eles. As Vespas são agressivas e sua picada provoca dor intensa além da possibilidade de envenenamento. 

De acordo com Vidal Haddad Junior, especialista em toxinologia, a estrutura sugere que pode ter sido construído por vespas-do-papel, as quais fazem seus ninhos mastigando e regurgitando papel. 

Ele aponta que ninhos grandes são incomuns e acontecem, principalmente, em áreas com pouca presença humana. 

Segundo o especialista, pessoas com alergia e animais domésticos devem manter distância dos ninhos. A retirada da estrutura deve ser sempre feita por especialistas.  

Fonte; Jornal de Brasília