Especialistas apontam que o vírus, que atinge outras espécies animais, tenha sofrido uma mutação
No Peru, uma situação inusitada foi divulgada pelas autoridades do país. Algumas pessoas estariam matando os morcegos da região a fim de controlar a pandemia do novo coronavírus. Os cidadãos estão preocupados com a possibilidade do animal transmitir a doença.
Especialistas apontam que o vírus, que atinge outras espécies animais, tenha sofrido uma mutação.
Além dos morcegos outros animais são suspeitos de hospedar o novo coronavírus, são eles pangolins e cobras, usualmente consumidos em Wuhan, na China, onde a pandemia começou.
As autoridades peruanas explicaram que o vírus que afeta os humanos é uma mutação do que atingia os animais, ou seja, outras espécies provavelmente não são vetores da doença. De acordo com um comunicado do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Silvestre (Serfor) do Peru “Não devemos distorcer a situação devido à pandemia. Os morcegos não são nossos inimigos”.
O Serfor relatou que mais de 200 morcegos foram removidos de uma região perigosa e transportados para uma caverna, tendo em vista o perigo de vida que corriam.
Os morcegos são importantes para a comunidade animal de vários lugares do mundo. Especialistas alertam que “Setenta por cento das espécies no mundo se alimentam de insetos, muitos dos quais são prejudiciais à agricultura e à nossa saúde, como mosquitos que espalham a dengue e outras doenças”.
Fonte: Jornal de Brasília