De acordo com as autoridades locais, o acidente foi causado por uma falha nos freios do veículo que fez com que o carro caísse de um barranco e acertasse a estátua.
Um homem, que mora na Ilha de Páscoa, território pertencente ao Chile, foi preso neste domingo (1), após bater com o carro em uma estátua moai e destruí-la. A estátua é um símbolo e patrimônio da ilha.
De acordo com as autoridades locais, o acidente foi causado por uma falha nos freios do veículo que fez com que o carro caísse de um barranco e acertasse a estátua. Mesmo com a falha, moradores ficaram revoltados com a destruição.
As estátuas moai estão espalhadas pela ilha e, as mais de mil, guardam o espírito de ancestrais importantes e também mostravam onde ficava água fresca, segundo os nativos, chamados de Rapa Nui.
Dano incalculável
Segundo Camilo Rapu, presidente da comunidade indígena da Ilha de Páscoa, “O dano é incalculável”.
O prefeito da comunidade de Ma’u Henua, Pedro Pablo Petero Edmunds Paoa, pretende proibir a circulação de veículos perto das estátuas. A lei, foi apresentada oito anos atrás e, com a batida deste domingo, deve voltar a pauta.
Fonte: Jornal de Brasília