A atenção diferenciada, o atendimento humanizado, as ações especiais e os serviços que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha oferece às quase 29 mil mulheres empreendedoras que atuam no município de modo formalizado, pautaram a palestra que o titular da pasta, Everaldo Colodetti, proferiu no plenário da Câmara Municipal, na noite dessa quinta (09). 

Em sua apresentação, Everaldo elencou diversas atividades promovidas pela prefeitura, como palestras nas comunidades e os projetos Crescemos Juntas, Mega Vila Velha, Sensibilizar para Elas e Qualificar-ES, que buscam incentivar a formação de mão de obra feminina qualificada para empreender e ocupar vagas de emprego no mercado formal de trabalho em vários ramos do setor produtivo da cidade.

O secretário falou sobre o tratamento prioritário dispensado a todos os envolvidos nas atividades da Economia Solidária, categoria alternativa do setor produtivo que está presente em todas as feiras, eventos, festividades e grandes ações promovidas pela atual gestão. 

Crescemos Juntas

Em seguida, Everaldo abordou os principais iniciativas destinadas exclusivamente às quase 29 mil empreendedoras vilavelhenses. “Um dos mais importantes projetos que estamos implementando neste mês de março (mês das Mulheres), é o Crescemos Juntas, que até o próximo dia 31 estará garantindo crédito especial para empreendedoras já formalizadas, no valor de até R$ 21 mil. O prazo de pagamento desta linha de crédito é de até 36 meses e os juros foram reduzidos para 1,29% ao mês: taxa 25% menor do que as praticadas pelo mercado, para esta modalidade de financiamento”, informou.

Mega Vila Velha

O secretário destacou o projeto Mega Vila Velha, realizado em parceria com a organização social Gerar, que possui largo alcance social e disponibiliza uma oportunidade imperdível para as mulheres que querem abrir seu próprio negócio, profissionalizar a gestão do empreendimento ou ampliar as vendas e aumentar a lucratividade e presença no mercado.

“Este projeto reserva 50 vagas para atender exclusivamente empreendedoras. O treinamento terá cinco dias de duração e as aulas serão ministradas de segunda a sexta da próxima semana (de 13 a 17), no período das 18h30 às 22h, na sede da Associação de Moradores de Praia das Gaivotas. O mais interessante é que, após a conclusão do curso, as participantes receberão acompanhamento técnico empresarial durante três meses, além de uma logomarca personalizada para sua empresa e um plano de negócios ajustado especificamente para estimular o crescimento do empreendimento e de seus lucros”, ressaltou.

Sensibilizar para Elas

Outro programa é o Sensibilizar para Elas. Trata-se de uma ação já iniciada pela equipe do Sine, que envolve uma relação direta de parceria entre o município e o setor produtivo, visando mobilizar as empresas locais a contratarem mão de obra, com total prioridade para as vítimas de violência doméstica e familiar. “Essas mulheres precisam de uma oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, para se livrarem das amarras da dependência financeira que as mantém reféns de relacionamentos abusivos e violentos. Nosso objetivo é garantir uma chance para que vivam em paz e segurança, exercendo atividades profissionais que assegurem o próprio sustento”, avaliou.  

Qualificar-ES

Além de falar sobre os serviços ofertados pela Vila do Empreendedor, Sine, Procon e Sebrae – órgãos que compõem a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico –, Everaldo abordou a importância do programa Qualificar-ES, promovido em parceria com o Governo do Estado e que oferece cursos de qualificação de mão de obra para diversas funções profissionais, nas modalidades presencial, semipresencial e online. 

“Em Vila Velha, o programa Qualificar-ES mantém atividades em 13 polos de formação profissional distribuídos por vários bairros. São cursos para Assistente de Logística Portuária, Informática, Excel, Técnicas de Atendimento e Vendas, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Secretaria Escolar, Fotografia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Rotinas Administrativas, Decoração de Festas, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Cozinha, Comida de Boteco e Porteiro, entre outros”, informou.

E o secretário completou: “Estamos trabalhando para tirar as empreendedoras da informalidade, garantindo todo o suporte e apoio necessários para a abertura e regularização de MEIs, expedição de alvarás e licenças e parcelamento de débitos tributários e a concessão de crédito, além de formação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho. Tratamos o empreendedorismo feminino como um grande instrumento de transformação social que garante uma carreira promissora em Vila Velha”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico