O Espírito Santo deve receber 500 turistas estrangeiros na Copa do Mundo Sub-17. Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-ES).

Os 16 jogos de rodada dupla do Mundial serão disputados no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, de 27 de outubro à 10 de novembro (quartas de final).

Além do município capixaba, Brasília e Goiânia também se preparam para receber o Mundial.

Segundo a Setur-ES, além das equipes de futebol e as comissões técnicas, são esperadas equipes da imprensa especializada, admiradores do esporte de várias partes do Espírito Santo e também de estados vizinhos, gerando fluxo e renda.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer do Estado, Junior Abreu, funcionários da Federação Internacional de Futebol (Fifa) estão há quase três meses no Espirito Santo. Com isso, as movimentações já podem ser percebidas na economia, gastronomia e hotelaria. 

“Estou indo todos os dias ao Estádio Kleber Andrade. Almocei lá perto e conversei com uma senhora. Naquele momento, pelo 50% das pessoas que estavam no restaurante almoçando eram pessoas contratadas pela Fifa”, disse.

Seleções e investimentos 

O Estado hospedará, em três hotéis de luxo de Vitória, as seleções dos grupos D (Estados Unidos, Holanda, Japão e Senegal) e E (Argentina, Camarões, Espanha e Tadjiquistão).

Quando se fala na preparação dos jogos, as seleções terão que se deslocar até a cidade da Serra, onde treinarão em cinco centros de treinamento.

São eles: Clube da Estiva; Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert); Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest); e Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES).

Segundo Abreu, todos esses centros de treinamento estão recebendo investimentos da Fifa. “Tem esses investimento nas áreas de treinamento e isso ajuda muito, porque são áreas usadas constantemente. Além disso, os jovens treinam [as principais escolas] e isso ficará de legado para todos eles, sendo uma questão importante”, ressaltou o Secretário. 

Os jogos acontecerão durante os dias de semana, às 17h e 20h. Os ingressos já estão na Fase de Vendas II, que se encerram no próximo dia 23 de outubro, quando será iniciada a Fase III.

Copa do Mundo Sub-17 da Fifa | Foto: Reprodução/Fifa

No quesito segurança, o Secretário de Esporte e Lazer do Estado informa que todo o amparo será pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Policia Federal (PF), Policia Rodoviária Federal (PRF), Policia Militar (PM) e Força Nacional.

Já sobre a mobilidade da Região Metropolitana, ele garante que não haverá interferências no transito cotidiano da cidade.

Por fim, a Setur-ES ressalta que a realização do mundial em terras capixabas é muito positiva em todos os sentidos. O evento colabora não só com o incremento do setor, mas também promove o Estado como destino turístico.