Ca

A inseminação e o acompanhamento são feitos por técnicos da própria secretaria, por meio do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, atendendo agricultores familiares interessados em melhorar geneticamente o rebanho.

Anchieta é um dos maiores produtores de leite da região. E com a pretensão de ampliar a qualidade e a produtividade, o município, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético da pecuária. Desde 2019 a Prefeitura investe recursos para aquisição de sêmen bovino de qualidade para inseminação artificial do rebanho dos produtores do município, além de atendê-los com assistência técnica e equipamentos.

Na última semana foram adquiridos 470 doses de sêmen bovino para repor o núcleo de inseminação artificial, que fica distribuído em algumas propriedades do município, com a finalidade de atender todos os produtores cadastrados. Os sêmens são da raça Holandesa, Gir leiteiro e Jersey, todos de touros de alta produtividade. O núcleo de inseminação artificial da secretaria de Agricultura e Abastecimento faz parte do esforço de melhoramento genético do rebanho leiteiro do município.

A inseminação e o acompanhamento são feitos por técnicos da própria secretaria, por meio do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, atendendo agricultores familiares interessados em melhorar geneticamente o rebanho. O técnico Rolidei Soares é um dos que acompanha os pecuaristas, dando orientação e direcionando os serviços.

Conforme o titular da pasta, Fabiano Mezadri, a inseminação artificial, aliada a outras práticas apoiadas pela secretaria, tais como: preparo de solo, silagem, pastejo rotacionado, têm melhorado significativamente a produção de leite do município e, com isso, aumentando a renda dos agricultores. “Anchieta configura como uma importante bacia leiteira fornecendo leite para cooperativas e agroindústrias da região”, lembra Mezadri.

Os sêmens disponibilizados são de animais que representam o que há de mais moderno para melhoramento genético em pecuária leiteira. Para o produtor participar do programa municipal deve procurar a secretaria de Agricultura e Abastecimento para se cadastrar. Todo processo tem acompanhamento técnico.

De acordo com dados da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, a pecuária leiteira é uma das principais atividades rurais de Anchieta, aproximadamente produzindo 5 milhões de litros de leite por ano. Conforme o engenheiro agrônomo da pasta, Valber Salarini, uma parte da produção é encaminhada a uma cooperativa da região e a outra é utilizada para produção de queijos e comercializada para agroindústrias de Anchieta e região.

“Por isso temos que investir em melhoramento genético para aumentar a produtividade dos animais e, consequentemente, a renda e a qualidade de vida das famílias pecuarista do município”, defende o secretário. Atualmente 23 famílias são atendidas com o programa de melhoramento genético.

O pecuarista Saulo Martins Lamoia, 37, dono de uma propriedade em Serra das Graças, no interior, é cadastrado no programa desde 2019 e já vem observando os resultados positivos com o nascimento de animais de qualidade e o alto índice de fecundação com a inseminação artificial. “Minha propriedade tem recebido apoio constante da prefeitura e essa iniciativa está melhorando meu rebanho e permitindo que futuramente minha produção de leite aumente significativamente, com a mesma quantidade de animais”, disse.

Quem também está aprovando as ações do programa municipal é o produtor Eglisson Bertoide Bissa, que tem uma propriedade na comunidade de Segundo Território, no interior. Ele utiliza a inseminação artificial há oito anos e em 2019 passou a ser atendido pela prefeitura. “Diminui meus gastos com a compra do serviço particular, estou tendo acompanhamento técnico e já conseguindo crias de qualidade. Essa técnica disponibilizada pelo programa permite produzir leite de qualidade com menos gastos e ainda recebemos orientação em todas as etapas”, disse.

O programa ainda atende os produtores com outros serviços para garantir que as metas da iniciativa sejam alcançadas e haja eficiência em todas as etapas. Preparo do solo para renovação de pastagem e produção de forragens, transporte de insumos, serviços de máquinas para manutenção das estradas, além de assistência técnica de orientação para manejo e higienização dos equipamentos de ordenha, são alguns dos serviços que fazem parte das ações e etapas do programa.

Comunicação da Prefeitura de Anchietawww.anchieta.es.gov.brhttps://www.facebook.com/anchieta.es
email: assessoriaanchieta@gmail.com(28) 3536-1785
(27) 9 9965-1806

ixa de entrada