A Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (AJUFERJES), em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Seção Judiciária do Espírito Santo (EFA-SJES), promove nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES), em Vitória, o I Congresso Capixaba de Crimes Federais. O evento, coordenado pelo Vice-Presidente do Espírito Santo da AJUFERJES Dr. Aylton Bonomo Júnior, ocorrerá das 14h às 18h em ambos os dias, será uma oportunidade para o debate sobre questões contemporâneas e desafiadoras acerca de temas que envolvem a magistratura federal.

O congresso será dividido em dois dias de palestras e discussões. O primeiro painel do dia abordará temas como Direitos Humanos, Criptoativos e Procedimentos Administrativos e será presidido pela Juíza de Direito do TJ-ES Gisele Souza de Oliveira e contará com a participação do Desembargador Federal Flávio Oliveira Lucas, do Procurador da República Alexandre Senra e do advogado Rafael Freitas de Lima, pós-graduado em Direito Penal Econômico. A segundo painel será presidido pela Procuradora da República Renata Maia da Silva Albani e contará com a participação do Desembargador Federal do TRF2 Willian Douglas e do advogado David Metzker, que abordarão como temas o Racismo e o Direito Tributário.

No segundo dia, o evento contará com a presença do Sub-Procurador Geral da República Juarez Tavares e dos Desembargadores Federais do TRF2 Macário Ramos Júdice Neto e Andréa Cunha Esmeraldo. Este painel será presidido pelo Desembargador do TJ-ES Willian Silva e abordará temas como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e os efeitos da colaboração premiada. O painel final do evento será presidido pela Juíza de Direito do TJ-ES Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé e será composto pelos juízes federais Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa, Américo Bedê Freire Júnior e pelo Defensor Público Federal Nicolas Bortolotti Bortolon.

O evento conta com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) e da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), além de patrocínios do Banco do Estado do Espírito Santo (BANESTES) e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN).

O I Congresso Capixaba de Crimes Federais se configura como uma iniciativa importante no fortalecimento do diálogo entre os diversos atores do sistema de justiça federal no Espírito Santo.

Fonte: AJUFERJES