O mapa é utilizado para determinar medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no Espírito Santo
Confira o 10º Mapa de Risco detalhado:
Na próxima segunda-feira (22) entra em vigor o 10º Mapa de Risco da covid-19 do Espírito Santo. Nenhuma cidade capixaba está com risco extremo para a doença, entretanto, 38 municípios apresentam risco alto.
Entram para a lista de risco alto as cidades de Aracruz, Guaçuí, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha e Vila Valério e saem Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte e Ibitirama. No total são 40 cidades com risco moderado de contaminação.
A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. No dia 4 de maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa de risco, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.
Já em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e porcentagem da população acima de 60 anos. O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) , Defesa Civil, Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), UFES e IFES. As decisões adotadas no Espírito Santo seguem parâmetros técnicos.
Fonte: Folha Vitória