Dados do Ministério da Saúde apontam para segunda queda diária consecutiva no número de óbitos ocasionados pela doença no Brasil

As 68 mortes causadas pela covid-19 no Brasil nas últimas 24 horas finalizadas na tarde deste sábado (11) correspondem ao menor número de óbitos registrados pela doença nos últimos cinco dias.

O número apresentado é 52,4% menor em comparação com a última quinta-feira (9), quando foram confirmadas 141 mortes em território nacional em decorrência da doença. 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o número iguala o apresentado na última segunda-feira (6), quando o volume de mortes no País ainda apresentava tendência de alta. 

Os dados deste sábado apontam também para a segunda queda diária consecutiva no número de óbitos ocasionados pela covid-19 no Brasil, já que na sexta-feira as 116 mortes contabilizadas representavam um número 17% (25 mortes) inferior ao do dia anterior. 

Leia mais: ‘Esperamos não adotar quarentena total’, diz Ministério da Saúde

“Essa queda que observamos ao longo do tempo ainda precisam ser investigadas, mas estamos observando as ações estaduais”, afirmou o secretário de vigilância sanitária do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira ao apresentar os dados, que vê uma maior adesão dos municípios na nova plataforma da pasta para organizar os dados.

“Temos ainda um volume de óbitos em investigação. Desde a semana oito, quando tivemos o primeiro caso confirmado de síndrome respiratória aguda grave por coronavírus, temos em investigação 2.176 óbitos, que podem ter sido causados por coronavírus, influenza A, influenza B ou adenovírus”, explicou Oliveira.

Do total de 1.124 óbitos causados pela covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 944 já tiveram a investigação concluída e com a causa confirmada.

Apesar da queda na quantidade de mortes, o número de casos segue crescendo. Neste sábado, foram registrados 1.089 novas confirmações, já totalizando 20.727 casos no País. 

Fonte: R7