A ação tem como objetivo aumentar a segurança na zona rural do município durante os meses de colheita do café conilon.

Na semana passada membros da Polícia Militar do Estado (PM-ES), juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Gerência de Segurança Pública e Social, se reuniram para discutir a Operação Safra 2021. Em Anchieta, como nos demais municípios produtores de café, a operação começa em maio e se estende até o final de setembro.

O mês de maio para a agricultura do Estado é muito importante, pois é iniciada a colheita do café conilon, um dos principais produtos do agronegócio capixaba. Nessa época, a procura por mão de obra nas lavouras é redobrada. Em Anchieta, também não é diferente, a colheita do café aumenta o fluxo de pessoas e da circulação de dinheiro nas propriedades. A Operação Safra tem como foco aproximar a Polícia Militar dos agricultores e evitar possíveis roubos e delitos com a vinda de pessoas de outras regiões para compor a mão de obra necessária durante a safra.

Conforme o gerente de Segurança Pública e Social, Tássio Bunoro, a Guarda Municipal de Anchieta irá atuar diariamente em conjunto com a PM. “Montamos uma equipe para fazer rondas no interior, a fim de oferecer mais segurança aos moradores durante a colheita do café, período de muita movimentação na zona rural”, disse.

Segundo informações da PM-ES, a operação foi criada pelo Comando-Geral, através da Diretriz de Operação, com início previsto no mês de maio e término em setembro. Durante o período, a Polícia Militar reforça o patrulhamento ostensivo nas vias rurais, intensificando a interação com a comunidade rural, abordagens a veículos e pessoas suspeitas.

O secretário de Agricultura,  Fabiano Mezadri, destacou a importância da operação para o produtor rural durante a colheita do café, período que é observado o aumento do fluxo de pessoas na região. “Essa ação é de grande importância. A nossa guarda irá atuar em conjunto com a PM, a fim de oferecer mais segurança aos moradores do interior, nessa época do ano de grande movimentação”, disse.–

Comunicação da Prefeitura de Anchietawww.anchieta.es.gov.brhttps://www.facebook.com/anchieta.es
email: assessoriaanchieta@gmail.com(28) 3536-1785
(27) 9 9965-1806