Vestígios de um jovem e de um cachorro foram encontrados soterrados em Çesme, uma pequena cidade na costa da Turquia

Arqueólogos da Turquia encontraram os ossos de um jovem de 17 anos e de um cachorro, duas vítimas fatais de um dos enormes tsunamis que atingiram a região há cerca de 3.600 anos, quando o vulcão Thera entrou em erupção.

Pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, estimam que a atividade vulcânica teve a potência de 2 milhões vezes a da bomba atômica de Hiroshima, provocado um dos maiores desastres naturais da história da humanidade.

Segundo o portal LiveScience, as escavações arqueológicas tiveram início em Çesme, uma pequena cidade na costa da Turquia em 2009. Foi só recentemente, no entanto, que os cientistas perceberam que a destruição ali vista fora causada pelos tsunamis da erupção do Thera.

“Demorou alguns anos e então tudo começou a ter algum significado”, afirmou à LiveScience o arqueólogo Vasıf Şahoğlu, da Universidade de Ancara, que liderou as escavações de 2009 a 2019. “Isso vai nos ajudar enormemente. Agora seremos capazes de interpretar tudo de uma maneira muito melhor.”

Apesar da devastação generalizada e das dezenas de milhares de pessoas que devem ter morrido, acredita-se que muitas das vítimas tenham sido arrastadas para o Mar Mediterrâneo. Desta forma, é difícil para os pesquisadores cravar se elas teriam morrido em consequência dos tsuanmis ou de outros eventos.

Até o momento, os restos mortais de apenas uma vítima havia sido atribuída aos tsunamis: a de um homem que foi soterrado pelos escombros em Santorini. Seus restos mortais foram descobertos no século 19.

De acordo com Şahoğlu, testes científicos, inclusive análises de DNA, serão realizados nos restos mortais do homem e do cachorro para descobrir mais informações sobre as vítimas. Os arqueólogos também procurarão por outros vestígios do tsunami na área para maior esclarecimento dos fatos.

Atualmente, Çesme é uma cidade turística na costa do Egeu e, por isso, foi difícil para os escavadores realizar a tarefa. Com muito esforço, no entanto, o trabalho arqueológico foi concluído. As autoridades agora aguardam a aprovação para construir um museu acima do local para preservar as escavações.

Fonte: R7