Na intenção de chamar atenção para uma causa nobre, que é a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, tema da campanha Outubro Rosa, a Unidade de Saúde da Família do Divino Espírito Santo apresentou uma programação diferenciada, no Dia D Outubro Rosa, nessa quinta-feira (26).
O evento teve início com a apresentação do cantor Marcelo Lemos, com um repertório de MPB e flash backs internacionais. Em seguida, houveram duas palestras. A primeira foi sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Já a segunda teve como tema a importância do planejamento familiar. Logo após, foi realizada uma sessão de maquiagem.
Além dessas ações, dez mulheres fizeram inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU), como um dos métodos contraceptivos para evitar gravidez que faz parte do Programa de Planejamento Familiar.
Importância do evento
A dona de casa Ilma Aparecida Machado de Moraes teve câncer em 2016 e relatou o seguinte: “Aconselho todas as mulheres a fazerem o autoexame, preventivo e a mamografia. Passei por um câncer recentemente e sei o quanto é fundamental esse trabalho, para conscientizá-las sobre a importância de se tratar. Se a pessoa não tem costume de fazer os exames, muitas vezes quando descobre a doença, pode estar numa fase preocupante. Hoje mesmo, tiveram mulheres que não sabiam como fazer o autoexame. Daí a importância de um evento como este”.
Para a paciente Marilene Aparecida Vargas foi maravilhoso ter um evento como este na Unidade de Saúde. Ela lembrou que sua prima teve câncer recentemente, que sempre se auto examinava ao tomar banho, mas o caroço nos seios não estava palpável, e, somente após o exame de mamografia, o médico diagnosticou a doença.
Janis Rodrigues Pinto, mãe de quatro filhos e na quinta gravidez, participou da palestra sobre planejamento familiar e achou muito interessante pelo fato de muitas pessoas não terem acesso a esse tipo de informação “Eu mesma não sabia como era o processo de vasectomia e laqueadura. Às vezes achamos que é muito difícil conseguir uma vaga, no entanto, descobri que podemos ter acesso a esse tipo de cirurgia. Saber como fazer um planejamento familiar é muito importante para qualquer família,” ressalta.
O evento foi encerrado com uma aula de zumba com a professora Ariane Volpato.
Fonte: Secretaria de Saúde