Segunda-feira, 08 de março de 2021: Dia Internacional da Mulher. Esta é uma data emblemática que, para as três vereadoras do município – Kamilla Rocha (PTB), Rosana Pinheiro (Cidadania) e Sabrina Astori (DC) – e também para a titular da Ouvidoria da Mulher da Câmara de Guarapari, Tamires Arpini, foi marcada por uma programação bem diferenciada, com diversas entrevistas à imprensa e uma ação pública de conscientização sobre os direitos das mulheres.

O dia começou cedo para as três parlamentares e para a ouvidora da Mulher da CMG. Todas concederam entrevistas de rádio ao vivo, logo no início da manhã e, logo em seguida, também participaram de gravações de vídeo para programas de internet.

“PIT STOP” – Já no início da tarde, as três vereadoras – que integram a Comissão Permanente de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres, na Câmara de Guarapari – Rosana Pinheiro (presidente), Sabrina Astori (relatora) e Kamilla Rocha (membro) – acompanharam a ouvidora da Câmara, Tamires Arpini, em um “pit stop” nas imediações da rotatória do Supermercado Extrabom, na Rua José Alcântara Bourguignon, em Muquiçaba. Nem a chuva que caiu sobre a cidade impediu a realização deste ato, em que todas as participantes distribuíram material informativo (fôlderes) ao público, sobre o funcionamento e os serviços prestados pela Ouvidoria da Mulher da CMG.

Para divulgar o acontecimento, uma equipe de televisão esteve no local e registrou a ação. A reportagem, exibida à noite, contou com entrevistas das três parlamentares, da ouvidora da CMG e também do presidente da Câmara, vereador Wendel Lima (PTB).

“Com a realização desta atividade, cumprimos um outro importante objetivo: o de informar à imprensa e à população de Guarapari que, após três meses de paralisação, a Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal foi reativada pelo presidente Wendel Lima (PTB) e que, desde janeiro estamos prestando um atendimento especializado às mulheres da cidade, com informações e orientações referentes à legislação e aos seus direitos”, disse Tamires. Ela explicou que a Ouvidoria da Mulher da CMG recebe e encaminha denúncias aos órgãos competentes e, ainda, organiza e disponibiliza canais de acesso dos cidadãos à Câmara Municipal, de forma a simplificar os procedimentos, sobretudo no que se refere ao atendimento às mulheres.

”Em nosso espaço, oferecemos amparo, orientação e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, somando esforços com a Delegacia da Mulher de Guarapari. A Ouvidoria é um suporte que atua de forma integrada com as demais instituições, para auxiliar as mulheres em suas necessidades.

A Ouvidoria funciona de segunda à sexta-feira, de 12:00 às 18:00, no Anexo da Câmara, em Itapebussu. Podemos atender demandas de modo presencial e também pelo telefone, e sempre em regime de sigilo total”, acrescentou a ouvidora, que é Bacharel em Direito e que possui grande experiência nas áreas de Direito de Família, Direito Penal e Cível e no atendimento ao público.

Fonte: PMG