Nesta quinta-feira (04), às 14 horas, o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, ministrará uma palestra gratuita no Centro de Convivência do Idoso da Praia da Costa, a convite da secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner. O evento, com o tema “Cuidado com os golpes”, visa informar e alertar a população canela-verde sobre principais fraudes e golpes cometidos por telefone e pela internet, contra pessoas da terceira idade.
 
Em sua palestra, George Alves abordará a importância de os idosos conhecerem seus direitos – que se encontram garantidos pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), pelo Estatuto do Idoso e por outras leis especiais – e destacará a necessidade de que todos exijam o cumprimento desses direitos em todas as suas relações de consumo.
 
“Sabemos que a população idosa é o grupo etário mais suscetível aos golpes. É pensando nessa vulnerabilidade que estamos alertando os idosos sobre os perigos que costumam existir em determinados cenários,” disse a Coordenadora do CCI, Arieny Almeida
 
Empréstimo consignado
 
O superintendente do Procon de Vila Velha deverá enfocar, logo no início de sua palestra, como funciona o golpe do empréstimo consignado, quando bancos atuam sem autorização para depositar valores não solicitados na conta do aposentado e, depois de informar ao INSS que há um contrato de empréstimo consignado em vigor, passam a efetuar descontos mensais de forma indevida.
 
“Esse tipo de empréstimo tem que ser previamente autorizado pelo próprio beneficiário, que deve comprometer, no máximo, 30% de sua renda mensal com o pagamento das prestações, para não perder as rédeas de sua vida financeira. Por isso, vamos orientar os idosos a nunca aceitarem a intermediação de terceiros; a verificarem a taxa mensal e anual de juros, acréscimos, valor, quantidade e periodicidade das prestações; a evitarem empresas que exijam pagamento antes da efetivação do empréstimo; e não assinarem nenhum documento em branco”, adiantou ele.
 
Várias outras dicas e orientações preventivas sobre situações que envolvem fraudes e golpes contra idosos estarão em pauta na palestra, no Centro de Convivência do Idoso da Praia da Costa. Confira abaixo alguns exemplos:
 
O que fazer em caso de golpe?
 
Se um idoso perceber que houve um depósito não autorizado em sua conta, ele deve acionar imediatamente o Procon ou o Poder Judiciário. Em caso de cobranças indevidas, o Código de Defesa do Consumidor assegura a restituição em dobro do valor pago, acrescido de correção monetária e juros legais.
 
Golpe do boleto falso
 
Outro ponto crucial da palestra será o golpe do boleto falso. Alves explicará que os golpistas enviam boletos falsos por e-mail ou celular, levando o consumidor a acreditar que está quitando uma dívida legítima. Recomenda-se sempre conferir os dados do beneficiário e do banco emissor, desconfiar de códigos de barras que apresentem falhas e não clicar em links de boletos enviados por canais não acordados previamente.
 
Outros direitos importantes
 
A palestra também abordará outros direitos dos idosos, como a isenção de tarifas em transportes coletivos urbanos e intermunicipais para maiores de 65 anos, a gratuidade em transporte interestadual para idosos a partir de 60 anos com renda de até dois salários mínimos, e os direitos relacionados a planos de saúde e atividades de lazer.
 
Serviço:
Evento: Palestra “Cuidado com os golpes”
Data: Quinta-feira, 04 de julho
Horário: 14 horas
Local: Centro de Convivência do Idoso da Praia da Costa – ao lado do CREFES

Fonte: Secretaria de Assistência Social