Raphael Veiga (2) e Luiz Adriano (2) marcaram gols da partida atrasada da 28ª rodada da competição nacional

Na final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Palmeiras nem de longe desistiu do Campeonato Brasileiro. A prova disso foi a vibrante goleada por 4 a 0 na noite desta segunda-feira (18), sobre o rival Corinthians. Raphael Veiga (2) e Luiz Adriano (2) marcaram os gols do clássico atrasado da 28ª rodada.

O Palmeiras, que ainda tem um jogo a menos em relação aos principais adversários na luta pelo troféu, tem 51 pontos, seis atrás do líder São Paulo, na quinta posição. O Corinthians, com 42 pontos, sonha com uma vaga na Libertadores e é o nono colocado.

Antes da bola rolar, muita gente poderia pensar que o Dérbi não teria a mesma emoção já que o alviverde está envolto nas finais de outras competições — a equipe enfrentará o Santos no dia 30, no Maracanã, pela Libertadores; e a primeira final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, na Arena em Porto Alegre, acontece em 11 de fevereiro.

O gol palmeirense saiu aos 33 minutos. Willian achou Raphael Veiga no meio da zaga corintiana, e o meia fez belo giro para chutar de esquerda no canto do goleiro Cássio. Ainda antes do final do primeiro tempo, aos 44 minutos, Willian, de novo, começou a jogada, tirou do goleiro e tocou para Luiz Adriano marcar com o gol aberto . A arbitragem inicialmente marcou impedimento, mas corrigiu com a ajuda do VAR.

Apesar das mudanças de Vagner Mancini no intervalo, as entradas de Ramiro e Léo Natel, foi o Palmeiras quem voltou melhor. No primeiro lance, Jemerson e Cássio bateram cabeça. Na jogada seguinte, aos 2 minutos, Raphael Veiga fez o terceiro gol palmeirense no clássico. Tranquilo com a apresentação da sua equipe, Abel Ferreira apenas aplaudia do banco de reservas.

Com os corintianos entregues, Cássio bem que salvou a equipe em muitas oportunidades. Ele só não teve como consertar uma bola recuada de Gabriel, que sobrou nos pés de Luiz Adriano, que configurou a goleada aos 20 minutos. Para completar a bobagem, Gabriel foi expulso 11 minutos depois, após deixar o braço em Danilo.

A primeira grande defesa de Weverton foi já na metade final da segunda etapa, em cabeçada firme do zagueiro Gil. A partir daí, Abel tratou ainda de poupar alguns dos seus principais jogadores — o jovem Breno Lopes ainda marcou nos minutos finais, mas a arbitragem marcou impedimento.

As duas equipes voltarão a campo no meio de semana, já pela 31ª rodada do Brasileirão. O Palmeiras enfrentará o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília; e o Corinthians pegará o Sport, na Neo Química Arena. As duas partidas acontecerão na quinta-feira.

PALMEIRAS 4 x 0 CORINTHIANS

Data e Horário: 18 de janeiro de 2021, às 19h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Público e renda: portões fechados
Cartões amarelos: Viña e Danilo (Palmeiras); Gustavo Silval, Gi e Xavier (Corinthians)
Cartão vermelho: Gabriel (Corinthians)
Gols: 1-0 Raphael Veiga (33’/1T); 2-0 Luiz Adriano (45’/1T); 3-0 Raphael Veiga (3’/2T); 4-0 Luiz Adriano (21’/2T)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo (Ramiro, intervalo), Gustavo Silva (Xavier, 27’/2T), Cazares (Everaldo, 27’/2T) e Mateus VItal (Léo Natel, intervalo); Jô. Técnico: Vagner Mancini.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Kusevic e Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga (Pedro Acácio, 44’/2T); Willian (Breno Lopes, 23’/2T) e Luiz Adriano (Rony, 23’/2T). Técnico: Abel Ferreira.

Fonte: R7