Segundo empresa, pedido de distribuidores por diesel cresceu 20% e por gasolina, 10%; varejistas temem desabastecimento

A Petrobras afirma que recebeu pedidos de distribuidores de diesel muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção para o mês de novembro. A empresa informou em nota que, apenas com muita antecedência, conseguiria se programar para atender essa “demanda atípica”.

Mesmo assim, segundo a Petrobras, os contratos com as distribuidoras serão cumpridos de acordo com os termos, prazos vigentes e sua capacidade. “A Companhia está maximizando sua produção e entregas, operando com elevada utilização de suas refinarias”, afirma em nota. 

Na comparação com novembro de 2019, de acordo com a empresa, a demanda dos distribuidores por diesel aumentou 20% e a por gasolina 10%, representando mais de 100% do mercado brasileiro.

As distribuidoras temem falta de combustível e alertam para um possível desabastecimento a partir de novembro. As varejistas apontam que a Petrobras cortou parte da oferta de diesel e gasolina, aumentando o risco de escassez do insumo.

A Petrobras esclarece que, nos últimos anos, o mercado brasileiro de diesel foi abastecido tanto por sua produção, quanto por importações realizadas por distribuidoras, terceiros e pela companhia, que garantiram o atendimento integral da demanda doméstica.

Fonte: R7